Iniciação Científica

UFU lança edital de Iniciação Científica para pesquisas sobre diversidade sexual e de gênero

Novidade é uma parceria entre a Diretoria de Pesquisa e a CPDIVERSA

Publicado em 19/03/2024 às 12:28 - Atualizado em 28/03/2024 às 11:20

(Arte: Maria Clara de Medeiros)

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Propp/UFU), por meio de sua Diretoria de Pesquisa (Dirpe), publicou, nesta segunda-feira (18/3), edital para inscrição e seleção de candidatos a bolsas de Iniciação Científica voltadas à pesquisas sobre diversidade sexual e de gênero.

A novidade é uma parceria com a Comissão de Acompanhamento da Política de Diversidade Sexual e de Gênero (CPDIVERSA). Podem se inscrever projetos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento que contribuam para a compreensão e intervenção da temática, envolvendo aspectos sociais, históricos, culturais, políticos, legais, econômicos e psicológicos, e constituintes da experiência LGBTQIA+.

As pesquisas também podem perpassar os diferentes desafios da comunidade LGBTQIA+ em variados contextos interacionais, institucionais e comunitários, em diferentes campos, como o da educação, saúde, assistência social, segurança, trabalho, entre outros, e possíveis soluções visando sua superação.

Esse é o segundo edital lançado neste ano pela Propp que convoca projetos específicos. No começo do mês, foi aberta a chamada para bolsas de Iniciação Científica voltadas às ações afirmativas, uma parceria com a Diretoria de Estudos e Pesquisas Afrorraciais (Diepafro).

Murilo Vieira, diretor de Pesquisa da UFU, destaca a importância das iniciativas para a universidade: “A Política de Diversidade Sexual e de Gênero busca garantir o exercício pleno da cidadania e da dignidade da comunidade LGBTQIA+. A Propp, por meio da Dirpe, tem o compromisso de fazer essa política ser implementada, fomentando e apoiando pesquisas na área, o que é fundamental para as atividades da UFU, bem como apoiar também as pesquisas relacionadas às ações afirmativas, uma ótima parceria com a Diepafro”.

Os valores das bolsas podem ser conferidos aqui. As inscrições vão até 12 de abril com a divulgação da classificação dos aprovados prevista para o dia 29 de julho. Para mais informações sobre o edital, acesse a página da Propp.

Palavras-chave: iniciação científica Propp bolsa edital Dirpe pesquisa cpdiversa Política de Diversidade Sexual e de Gênero UFU