Pular para o conteúdo principal
Segurança

UFU oferece apoio às mulheres na garantia de direitos

Para que ocorra maior acolhimento, os projetos são formados apenas por mulheres

Publicado em 22/03/2024 às 11:41 - Atualizado em 22/03/2024 às 16:31

Imagem: Freepik

Em março, as mulheres do mundo inteiro são homenageadas. Oficializado em 1975, pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional da Mulher tem como objetivo celebrar as lutas e conquistas femininas, além de reafirmar a necessidade do respeito e igualdade de gênero.

Em um contexto de luta constante pela garantia de seus direitos, mulheres da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) criaram projetos em apoio e auxílio à mulher. Conheça alguns deles a seguir.
 

CP Mulheres

Com o objetivo de proteger as mulheres da universidade, foi criada a Comissão Permanente de Acompanhamento e Fiscalização da Política Institucional de Valorização e Proteção das Mulheres (CP Mulheres). A comissão é formada apenas por mulheres da UFU (professoras, técnicas e terceirizadas) que foram indicadas pela gestão atual. 

O principal papel da comissão é acompanhar os setores, unidades, coordenações, pró-reitorias da universidade e fiscalizar para saber se eles estão cumprindo com a resolução de proteção às mulheres.

Para mais informações, envie uma mensagem para o e-mail: cpmulheresufu@gmail.com 

 

Acolhidas

 

Quatro mulheres, estudantes de direito, palestrando
O Acolhidas não se limita a participação somente das estudantes de direito, conta também com participantes da Psicologia, Letras, Nutrição e outros cursos (Foto: Istéfany Santos)

O projeto Acolhidas, vinculado ao Escritório de Assessoria Jurídica Popular (Esajup/UFU), foi criado em 2015, e tem como objetivo o enfrentamento e o combate a violência de gênero dentro da UFU, seja por meio do auxílio psicológico e jurídico, entrada com demanda judicial e eventos com Diretórios e Centros Acadêmicos. O coletivo é formado por estudantes mulheres da UFU, psicólogas formadas e profissionais também já formadas em Direito, que fazem o acompanhamento do projeto. 

O único critério para recorrer a esse auxílio é que a mulher tenha vínculo com a UFU, mas a violência não precisa ter acontecido dentro dela. Existem três formas de entrar em contato com o coletivo: pelo direct do Instagram, pelo site do Acolhidas, ou fale diretamente com alguma das integrantes do projeto.

Istéfany Santos, estudante do 5º período de Direito e integrante do Acolhidas, comenta sobre um dos maiores desejos dentro do projeto: “A intenção é sempre ir além e chegar em outros campi. Atualmente, conseguimos chegar um pouquinho no Campus Umuarama. Gostaríamos que em algum momento pudesse chegar nos campi fora de Uberlândia, em Monte Carmelo, porque entendemos que é uma demanda de todos nós”.

 

Todas por ela 

 

Grupo de mulheres
Integrantes do projeto (Foto: Bárbara Andressa)

O Todas por Ela é um projeto do Esajup, que funciona desde 2016 e faz atendimentos jurídicos gratuitamente para mulheres carentes vítimas de violência doméstica e familiar. Atualmente o corpo de voluntárias do projeto abrange estudantes de Direito da UFU e advogadas. 

O primeiro passo do atendimento acontece em uma reunião presencialmente na Esajup, onde será analisado o caso e se preenche os requisitos do projeto. Inicialmente, a vítima será atendida por uma assistente social e depois será encaminhada para uma reunião com uma advogada e uma psicóloga.

Para entrar em contato é necessário ir presencialmente no Esajup, no bloco 5V, do Campus Santa Mônica, ou ligar no número (34) 3291-6356.  
 

Serviços em apoio às mulheres a nível municipal

 

  • Central de Atendimento à Mulher -  Disque 180
  • Delegacia da Mulher (DEAM) - Presencial: Av. Nicomedes Alves dos Santos, 727, Centro, seg. a sex., 8h às 17h30 ou pelo número (34) 3210-8304.
  • Defensoria Pública da Mulher - presencial: seg. a sex., 9h às 18h, (34)3235-0799, Av. Fernando Vilela, 1313, Martins
  • Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública do Estado de MG (NUDEM) - presencial de seg. a sex., 8h às 17h, (34) 3235-0799
  • Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher - Av. Rondon Pacheco, 6130, Tibery
  • SOS Mulher e Família de Uberlândia - (Atend. psicossocial e jurídico) - Av. Cesário Alvim, 1881, N.S. Aparecida, (34) 3215-7862 e (34) 99636-7862
  • Centro Integrado da Mulher - seg. a sex., 8h às 18h, (34) 3231-3756
  • NUAVIDAS HC/UFU - (Núcleo de Atenção Integral à Violência Sexual) - Hospital de Clínicas/UFU, (34) 3218-2157, Av. Pará, 1720, Umuarama
  • Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Uberlândia - (34) 3239-1234
  • Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres - (34) 3236-3465

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU. 

Palavras-chave: Mulheres segurança Direitos da mulher

A11y