Campus Santa Mônica

III Seminário de Assistência Estudantil da UFU recebe submissões de trabalhos acadêmicos

Evento é organizado pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) e ocorre de 17 a 19 de junho, inscrevendo resumos expandidos e simples até 1º de maio

Publicado em 09/04/2024 às 11:15 - Atualizado em 10/04/2024 às 17:20

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) torna público o Edital Proae nº 7/2024, referente à seleção de trabalhos acadêmicos para o III Seminário de Assistência Estudantil. O evento ocorrerá entre os dias 17 e 19 de junho.

O seminário, intitulado "Pertencimento, Inclusão e Permanência na Universidade Pública", proporcionará um espaço de debate, análise e divulgação de pesquisas e iniciativas voltadas para auxiliar nos processos de inclusão, pertencimento e permanência de estudantes nas instituições de ensino. Além disso, visa contribuir para o enriquecimento das comunidades acadêmicas interna e externa.

Para aqueles que desejam submeter trabalhos, haverá duas modalidades:

1. "Resumo Expandido", para apresentação oral;
  2. "Resumo Simples", para apresentação em formato de pôster.

Ambas serão abertas para profissionais, graduados/pós-graduados e estudantes de graduação e pós-graduação de todos os cursos de Instituições de Ensino Superior. Os participantes poderão submeter trabalhos em ambas as modalidades; entretanto, é necessário que cada submissão esteja vinculada exclusivamente a um eixo temático. A avaliação dos trabalhos para participação será aberta a uma variedade de abordagens, incluindo aquelas que são multi, inter e transdisciplinares. Cada autor(a) tem a possibilidade de submeter, no máximo, três trabalhos, seja individualmente ou em colaboração com outros pesquisadores.

Atenção às datas importantes:

• 13/03/24 (quarta-feira): publicação do edital;
  • 18/03/24 (segunda-feira) a 01º/05/24 (quarta-feira): envio de resumos expandidos e simples;
  • 15/05/24 (quarta-feira) a 17/05/24 (sexta-feira): período de ajustes nos trabalhos aprovados com ressalvas;
  • 20/05/24 (segunda-feira): divulgação dos trabalhos deferidos por eixo.

Também é possível participar do seminário como ouvinte. Confira, abaixo, a programação:

17/06/2024 (segunda-feira) - eixo temático "Pertencimento"

• 8h30 - abertura oficial e Café Proae;
  • 17h às 18h - sessão de pôsteres;
  • 19h - mesa-redonda temática "Incluir, pertencer e permanecer: desafios e potencialidades".

18/06/2024 (terça-feira) - eixo temático "Inclusão"

• 9h - egressos da Assistência Estudantil;
  • 17h às 18h - sessão de pôsteres;
  • 19h - mesa-redonda temática "Inclusão e ações afirmativas".

19/06/2024 (quarta-feira) - eixo temático "Permanência"

• 10h - premiação "Selo Boas Práticas na Assistência Estudantil";
  • 17h às 18h - sessão de pôsteres;
  • 19h - mesa-redonda temática "Política de Assistência Estudantil, Orçamento e Pessoal".

As inscrições para ouvintes e para a submissão de trabalhos já estão disponíveis e podem ser feitas via preenchimento de um formulário eletrônico. Para saber mais informações, consulte o edital e o Portal de Eventos da UFU.

Palavras-chave: Seminário Assistência Estudantil; Proae; Graduação; Submissão de Projetos