Saúde

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia-Saúde Oral e Odontologia comanda capacitação de profissionais de saúde bucal para atuação em escolas de todo o país

Ação do instituto, sediado na Universidade Federal de Uberlândia, faz parte do Programa Saúde na Escola, que visa integrar saúde e educação

Publicado em 30/04/2024 às 11:06 - Atualizado em 20/05/2024 às 08:24

Ação de profissionais na Escola Estadual Dr. Duarte Pimentel de Ulhoa, em Uberlândia. (Fotos: Carlos Soares)

A Coordenação-Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde promoveu, neste mês de abril, o curso “Qualificação das equipes de Saúde Bucal no Programa Saúde na Escola (PSE)”. Trata-se de uma vídeoaula voltada para treinamento de todos os profissionais da Rede de Atenção à Saúde que atuam no PSE. Esta ação busca fortalecer o cuidado em saúde oral nas escolas por meio da educação, com estratégias de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal.

A capacitação foi comandada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia-Saúde Oral e Odontologia (INCT-Saúde Oral e Odontologia) - que possui sede na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - e contou com parcerias das faculdades de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além da Associação Brasileira de Odontopediatria (Aboped). O curso foi coordenado pelo professor Carlos Soares, coordenador do INCT-Saúde Oral e Odontologia.

Para o lançamento do curso, foi realizada uma transmissão ao vivo - veja, no vídeo abaixo -, com participação da coordenadora de Saúde Bucal, Doralice Severo da Cruz, e da diretora do Departamento de Estratégias e Políticas de Saúde Comunitária, Evellin Bezerra da Silva. As gravações do curso ocorreram na Escola Estadual Dr. Duarte Pimentel de Ulhoa, em Uberlândia.

A capacitação destes profissionais no Programa Saúde da Escola busca integrar a educação com a saúde. Com isso, os profissionais atuantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão às escolas matriculadas no PSE de todo o país para promover ações visando o bem-estar no geral. Dentre os trabalhos desenvolvidos, estão orientações sobre escovação, uso de fio dental e alimentação adequada. Além destas ações, o curso busca fazer a avaliação da saúde bucal das crianças e classificá-las quanto ao risco. Aquelas que possuírem uma necessidade de tratamento maior serão encaminhadas para as Unidades Básicas de Saúde.

Além disso, a capacitação busca preparar os profissionais para realizarem tratamentos restauradores no ambiente escolar, em caso da identificação de dentes cariados e com cavidade aberta, O procedimento adotado é o Tratamento Restaurador Atraumático, que é menos invasivo no combate às cáries.

O Programa Saúde na Escola procura integrar saúde e educação; com isso, promovendo melhorias na qualidade de vida da população do país. O projeto também tem como objetivo enfrentar problemas que possam interferir no desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. Para tal, são desenvolvidas ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.

Crianças sentadas no chão, acompanhando apresentação da equipe do projeto

Palavras-chave: Saúde Bucal Curso de capacitação