Pular para o conteúdo principal
SEGURANÇA

Campus Monte Carmelo recebe medidas de segurança para laboratórios

Em parceria com os cursos de Agronomia e Engenharia Florestal, equipe do Setor Especializado em Engenharia de Segurança do Trabalho criou uma ficha com as devidas cautelas que devem ser adotadas nas áreas de experimentos

Publicado em 03/05/2024 às 09:44 - Atualizado em 03/05/2024 às 17:24

Arte: Milena Pereira (designer da Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor - Dirqs / Fotos: arquivo pessoal)

Os cursos de Agronomia e Engenharia Florestal do Campus Monte Carmelo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Setor Especializado em Engenharia de Segurança do Trabalho (Seset) - vinculado à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) - realizaram, entre os meses de novembro de 2023  e janeiro de 2024, a elaboração das Fichas de Identificação de Laboratórios. A parceria tem o intuito de fornecer informações relacionadas à segurança ocupacional e aos riscos identificados nesses locais. 

A demanda surgiu durante o processo de renovação de reconhecimento de cursosrealizado pelo Ministério da Educação (MEC). Os avaliadores solicitaram a elaboração de mapas de risco nos laboratórios e áreas experimentais. Para atender à solicitação, o Seset desenvolveu uma técnica que contempla informações aos usuários dos laboratórios, em relação aos principais agentes de riscos - físicos, químicos, biológicos e mecânicos - existentes nos interiores dos locais, que, posteriormente, foi aplicada aos dois referidos cursos da unidade da UFU em Monte Carmelo. 

Considerando a dinâmica universitária, o Seset elaborou um documento próprio, a Ficha de Identificação de Laboratório. Esta tem o propósito desejado de identificação dos riscos e insere informações relacionadas à saúde e segurança dos usuários dos laboratórios e dos campos experimentais – técnicos administrativos, docentes, discentes, terceirizados etc. 

Imagem da ficha colada na porta do laboratório
Ficha é colocada nas portas dos laboratórios e aponta as devidas cautelas para utilização deles. (Foto: arquivo pessoal)

 

Procedimentos

O técnico de segurança do trabalho Leonardo Faria Martins participou do desenvolvimento da ficha e ressalta a importância dela, pois apresenta diversas informações de alerta ao público usuário e dispõe de dados objetivos, em caso de emergências. De acordo com ele, o documento pode reduzir os riscos de acidentes, incidentes e eventuais complicações nas práticas laboratoriais. Para conhecer o conteúdo da ficha na íntegra, acesse: Ficha de Identificação de Laboratório.

A solicitação do documento deve ser feita pelos diretores ou coordenadores das unidades acadêmicas. Para tal, é necessário entrar em contato com o Seset por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), independentemente do motivo de renovação de reconhecimento do curso. O contato também pode ocorrer via telefone: (34) 3225-8078 ou 3225-8081.

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

 

Palavras-chave: #seset #segurança #segurançadotrabalho #laboratório #Engenharia #montecarmelo #progep #dirqs

A11y