09/07/2021 - 17:30 - Atualizado em 09/07/2021 - 17:33
Coletivo Yalodê-Geplafro lança edital para seleção de quatro bolsistas de extensão
Instituto de Letras e Linguística - 09/07/2021 - 17:30

O Grupo de Pesquisa em Poéticas Afrolatinoamericanas e Educação para as relações Étnico Raciais (Yalodê-Geplafro) é um coletivo de pesquisa sediado no Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) e que promove discussões sobre o agenciamento negro na pesquisa acadêmica. Assim, o grupo discute questões referentes à raça, gênero e sexualidades, vinculados à produção do conhecimento científico e às poéticas transgressoras, além de atuar há 10 anos na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O programa "Linguagro - Idiomas Afirmativos" é uma das ações mais recentes do Yalodê. Ele foi criado com o objetivo principal de propiciar aos estudantes pretos e pardos e em situação de vulnerabilidade (atendidos por políticas de permanência estudantil) acesso ao aprendizado de Língua Inglesa e Língua Espanhola, de modo a potencializar a participação desses estudantes em atividades de pesquisa, programas de mobilidade internacional e programas de pós-graduação. O programa pretende também promover o acesso ao ensino de línguas estrangeiras desestrangeirizado e afrocentrado para estudantes pretos e pardos da Educação Básica das unidades escolares parceiras.

Para auxiliar nesses trabalhos, foi lançado, junto à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), um edital para a seleção de quatro bolsistas de extensão. As vagas são para estudantes das licenciaturas em Inglês (2), Francês (1) e Espanhol (1). Os candidatos devem estar regularmente matriculados na UFU e precisam ter disponibilidade de 20 horas semanais para atuação neste projeto.

As inscrições serão recebidas apenas por e-mail - linguafro.ufu@gmail.com -, entre os dias 15 e 20 de julho. A bolsa de extensão é no valor de R$ 400,00 e o contrato possui duração de seis meses. Para mais informações, confira o edital e os demais documentos do processo seletivo em: http://www.editais.ufu.br/node/5256.