FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

11/08/2021 - 10:53 - Atualizado em 11/08/2021 - 10:55
Prorrogado o período de inscrições do processo seletivo do 'Laboratório de Direito & Design' para mestrandos
Laboratório de Direito & Design - 11/08/2021 - 10:53

O "Laboratório de Direito & Design" da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) divulgou edital do processo seletivo 2021/2 para admissão de novos integrantes. Pelo certame, estão disponíveis uma vaga para mestrando(a) do curso de Direito da UFU e outra vaga para mestrando(a) de outros cursos e de quaisquer universidades. O laboratório tem como marco teórico os estudos desenvolvidos no âmbito do Legal Design, do Design Thinking, do Visual Law e da experiência do usuário, visando a superar os obstáculos criados pela linguagem técnica do direito. As inscrições foram prorrogadas até o dia 15 de agosto.

O objetivo é elaborar e “traduzir” documentos jurídicos, peças processuais, atos judiciais, entre outros, no sentido de ampliar a participação democrática, o acesso à justiça, a materialização de direitos, pela sociedade civil. Assim, permitindo não só oportunidade de aprendizagem para os(as) discentes e comunidade, por meio da troca de saberes, como também realizando um serviço jurídico para que a sociedade civil fique mais ciente de seus direitos, podendo, inclusive, fazê-lo em parceira com os poderes legislativos Municipal, Estadual e Federal.

Os serviços serão realizados para o Escritório de Assessoria Jurídica Popular (Esajup), por meio da criação de templates de petições, de formatos de contratos e acordos que possam ser firmados pelos usuários do Esajup. A prestação de serviço se estende, também, ao Judiciário, no desenvolvimento de parcerias para elaborar atos judiciais, às micro e pequenas empresas, assim como às associações, movimentos sociais e à sociedade civil.

Outras infromações podem ser obtidas junto ao Escritório de Assessoria Jurídica Popular, pelo telefone (34) 3291-6356.