05/05/2022 - 17:42 - Atualizado em 09/05/2022 - 15:07
Dicap abre inscrições para o curso ‘Formação de Professores para atuar na EaD’
DICAP - 05/05/2022 - 17:42

A Divisão de Capacitação da Universidade Federal de Uberlândia (Dicap/UFU), vinculada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), está recebendo inscrições para o curso ‘Formação de Professores para atuar na EaD’, destinado a professores e técnicos administrativos.

O objetivo principal da iniciativa é formar professores autores e formadores para a compreensão das dimensões tecnológicas existentes no ambiente digital da educação a distância contemporânea.

>>> CONTEÚDOS DO CURSO:

Módulo I: Educação a distância: fundamentos, desenvolvimento e gestão da EaD - (CH Total: 20 horas)

• Ambiente virtual de aprendizagem (AVA).
  • Concepções de educação a distância (EaD) - Histórico da EaD.
  • Legislação da EaD no Brasil e na UFU.

Módulo II: Planejamento e Gestão de Educação a Distância - (CH Total: 20 horas)

• A educação a distância na UFU;
  • A importância do ato de planejar;
  • Projeto de cursos na modalidade de EaD;
  • Profissionais envolvidos na oferta de cursos na EaD;
  • Planejamento de uma disciplina em cursos a distância.

Módulo III: Produção de material didático em diferentes suportes midiáticos - (CH Total: 20 horas)

• Produção de material didático em diferentes suportes midiáticos - Etapas da produção de materiais didático-pedagógicos para EaD - Mídias para elaboração de materiais didático-pedagógicos;
  • Mídia impressa;
  • Mídia audiovisual;
  • Hipermídias;
  • Wiki como um recurso multimidiático na educação a distância.

Módulo IV: Avaliação da aprendizagem na educação a distância - (CH Total: 20 horas)

• Avaliação da aprendizagem na EaD;
  • Avaliação da aprendizagem na EaD da UFU;
  • Objetivos da avaliação;
  • A mediação e o processo de avaliação da aprendizagem - Os tipos e as funções da avaliação na EaD;
  • Os critérios de avaliação na EaD;
  • Instrumentos de avaliação na EaD;
  • Recursos do Moodle no processo de avaliação;
  • Avaliação institucional da EaD na UFU.

Módulo V: Mediação do Ambiente Virtual de Aprendizagem - (CH Total: 20 horas)

• Concepções de trabalho docente na EaD;
  • Equipes multidisciplinares;
  • Características do trabalho do professor autor e formador;
  • Autoria inacabada: funções do professor formador no acompanhamento do curso;
  • Características do trabalho do tutor/mediador/instrutor;
  • Formas de acompanhamento e avaliação do curso;
  • Organização do curso no AVA: uso pedagógico dos recursos do Moodle;
  • Criando e configurando as principais atividades e recursos do Moodle.

>>> DIAS/HORÁRIOS DO CURSO:

As aulas e atividades são disponibilizadas na plataforma do Moodle. Serão oferecidas também aulas síncronas - ao vivo - por meio do ambiente de webconferências 'MConf', pelo menos uma vez por semana, com duração de 2 horas cada aula. O programa acontecerá às quintas-feiras, a partir das 18h30.

Dúvidas ou demais informações, orientamos que encaminhe a sua mensagem para este endereço de e-mail: tatiana.athayde@ufu.br ou entre em contato pelo(s) telefone(s): (34) 3239-1325 / (34) 3239-1326.