29/06/2022 - 09:57 - Atualizado em 01/07/2022 - 18:28
Ambiente Virtual de Aprendizagem(AVA) Moodle terá o serviço indisponível no dia 12 de julho
Centro de Educação a Distância - 29/06/2022 - 09:57

O Centro de Educação a Distância (CEaD) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) informa à comunidade universitária que o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle estará indisponível entre 0h e 23h59 da terça-feira, 12/07/2022, para manutenção evolutiva. Neste intervalo, não haverá atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), do servidor Moodle do CEaD/UFU.

Importante:

• O acesso ao sistema poderá ser normalizado antes do horário previsto;
  • Havendo imprevistos, o período de interrupção poderá ser prolongado.

A manutenção visa à atualização de novas funcionalidades, recursos e segurança, buscando sempre melhorar a experiência de uso do serviço.

Orientações aos responsáveis pelos cursos oferecidos na modalidade a distância

Prezados(as) coordenadores(as) de cursos,

Dando sequência à política de atualização de versões dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) do CEaD, informamos que atualizamos o ambiente virtual Moodle para a versão 4.0.1+ (última versão) em nosso site de desenvolvimento (ambiente de testes). Neste ambiente, a base de dados está atualizada até 15/06/2022. Solicitamos por favor, que verifiquem (por amostragem) se os dados contidos no ambiente virtual (conteúdos, notas, links, vídeos, imagens, etc.) estão corretos.

Caso considerem, outros profissionais (tutores, professores) também poderão acessá-lo por meio da internet (utilizando seu próprio login). A atualização do servidor Moodle de produção (ambiente definitivo) localizado em www.ead.ufu.br será efetuada entre 0h e 23:59 do dia 12/07/2022, data em que o acesso ao site estará indisponível; no entanto, já solicitamos a avaliação dos senhores e senhoras após o acesso aos cursos de vossas responsabilidades. Favor, enviar as ponderações acerca da avaliação do ambiente no endereço eletrônico: cead@cead.ufu.br, até o dia 03/07/2022.

Salientamos que a alteração da antiga versão 3.11 para esta nova versão trouxe mudanças significativas de layout. Apesar das mudanças de layout, é importante ressaltar que todos os recursos e atividades, bem como as configurações que constam na versão anterior estão presentes na nova atualização do Moodle e, ainda, com mais possibilidades de customização para o usuário. Além dos recursos e atividades padrão do Moodle, também estão disponíveis vários novos recursos/atividades, que podem ser utilizados nesta nova versão:

Atividades

• BigBlueButtonBN: Permite que professores e/ou tutores façam reuniões remotamente. Essa versão gratuita permite realizar webconferências com até 25 participantes com duração de até uma hora na opção de gravação, uma alternativa interessante, já que está disponível dentro do Moodle. Ideal para reuniões rápidas, já que pode ser usado sem aviso prévio.
  • Checklist: Permite ao professor criar uma lista de verificação / checklist para os alunos concluírem uma tarefa. O professor pode monitorar o progresso de todos os alunos, conforme eles concluem as tarefas da lista. Ideal para situações como orientação de TCC, entre outros.
  • H5P: Um dos grandes benefícios do uso do H5P é que ele fornece acesso a vários tipos de conteúdo interativos diferentes. É possível criar vídeos interativos, questões que podem ser respondidas com áudios, entre muitas outras.
  • Diário: Permite que o professor peça aos alunos que reflitam sobre um assunto específico. Os alunos podem editar e refinar suas respostas ao longo do tempo.
  • Quizventure: Permite carregar perguntas do curso a que foi adicionado. As possíveis respostas aparecem como naves espaciais e você precisa atirar na resposta correta.
  • Certificado Simples:  Permite criar um certificado personalizado dentro do curso/disciplina no Moodle. Contém código QR Code para garantir autenticidade. Ideal para reconhecer a conclusão de atividades.

Recursos

• Safe Exam Browser - A atividade do tipo questionário tem configurações integradas para permitir exames seguros usando o navegador de exames seguros. O Safe Exam Browser é oferecido sob uma Licença Pública Mozilla. O aplicativo está disponível para Windows, macOS e iOS como software de código aberto.

Blocos

• Checklist: É utilizado em conjunto com a atividade Checklist;
  • Progresso de Conclusão: É uma ferramenta de gerenciamento de tempo/conclusão de atividades para os professores, tutores e alunos. Ideal para acompanhamento de conclusão de atividades.

Filtros

• RecordRTC: É um botão que permite adicionar anotações de áudio e/ou vídeo ao texto, em qualquer atividade que possua um editor de textos presente. Ideal para feedbacks em fóruns, etc.

Formatos de curso

• Formato tópico único: Permite mostrar cada tópico do curso/disciplina em uma guia.
  • Formato blocos: Um formato de curso que exibe os tópicos do curso como uma grade, e não como uma lista. Quando clicado, o conteúdo do bloco é exibido com uma transição animada. O layout se adapta a diferentes tamanhos e orientações de telas.

Importante! Adotamos nessa atualização de versão um novo tema (layout) para o Moodle, além dos temas já disponíveis. A orientação em relação a adoção de qualquer tema disponível pode ser visualizada no site da Loom.

Quem optar por usar os novos recursos, por favor, deve fazer a solicitação por meio do nosso sistema de "Ordem de Serviço". Informamos, ainda, que os esclarecimentos de lançamento dessa versão do Moodle estão disponíveis no site do Moodle.