FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

28/07/2022 - 17:24 - Atualizado em 29/07/2022 - 08:52
Faculdade de Engenharia Elétrica da UFU está em luto pelo professor Adélio José de Moraes
Feelt - 28/07/2022 - 17:24

Vítima de infarto, faleceu nesta quarta-feira, 27 de julho, Adélio José de Moraes, professor aposentado da Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia (Feelt/UFU). Ele deixa a esposa, Márcia, e dois filhos, Nayara e João. O velório será realizado apenas amanhã, sexta-feira, das 7h30 às 17h30, na Paz Universal - Rua Curitiba, 575, Bairro Brasil. Desta forma, haverá tempo hábil para que João, que reside nos Estados Unidos, possa prestar as últimas homenagens ao pai.

Trajetória

Adélio José de Moraes obteve sua graduação em Engenharia Elétrica pela UFU em 1978 e a especialização em Sistemas de Energia pela Universidade Federal de Itajubá – Unifei (1981). No ano de 1984, obteve o título de mestre em Engenharia Elétrica também pela Unifei. Por fim, em 1992, concluiu o doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

No ano de 1978 foi contratado como professor do então Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia. Como professor, lecionou várias disciplinas dessa área, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Destaca-se sua primazia na disciplina de Circuitos Elétricos, que contribuiu por muitos anos na formação e capacitação de vários profissionais nos mais diversos campos de atuação da Engenharia Elétrica. Como pesquisador, participou de vários projetos de pesquisa e publicou cerca de 100 artigos científicos em jornais e congressos nacionais e internacionais.

Além de professor, também contribuiu em diferentes áreas administrativas da UFU, tendo atuado como: coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica; membro do Conselho de Graduação (Congrad) e do Conselho Universitário (Consun); gerente da Divisão de Espaço Físico e membro de comissões para elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos da atual Faculdade de Engenharia Elétrica, as graduações em Engenharia Biomédica e em Engenharia de Controle e Automação.

Igualmente, foi coordenador de projeto de intercâmbio entre alunos de engenharia do Brasil e da França (o “Capes/Brafitec”). Como uma de suas últimas contribuições, foi o tutor do PET Engenharia Elétrica, no período de 20/07/2016 a 01º/04/2020, participando também de seu Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA), entre os meses de novembro de 2017 e novembro de 2019. Em 2020, aposentou-se como professor titular da UFU.

Homenagens

Segue, abaixo, um texto especial enviado pela equipe da Feelt para registrar o quão importante e querido sempre foi o professor Adélio José de Moraes:

A brevidade de nossas vidas é algo real. Nesse pequeno espaço de tempo, pessoas muito queridas fazem com que o mundo ao nosso redor se torne um lugar melhor, mais belo e amigável. Uma destas pessoas é o Prof. Adélio José de Moraes. Coletamos algumas frases de colegas sobre ele:

• “Um profissional e uma pessoa muito querida”;
  • “Uma honra trabalhar com ele”;
  • “Exemplo de dedicação à UFU, atuando em diversas frentes de trabalho, sempre pensando mais nos outros do que nele”;
  • “Pessoa ponderada, equilibrada e amiga”;
  • “Símbolo da paz, caráter ímpar, amigo fiel”;
  • e muito mais.

Estas declarações são apenas centelhas que se esforçam para descrever quão especial foi nosso querido professor Adélio. Ele, em sua simplicidade, foi mestre de todos, difundindo conhecimento e experiência com dedicação e caridade. Neste dia que nos despedimos, estamos cientes que todo exemplo de profissionalismo, cuidado e amor pelos seus alunos, colegas de trabalho e familiares ficará eternamente em nossas mentes e nos corações. A dor desta última despedida, certamente será acompanhada de uma saudade sem fim. Obrigado por tudo, Adélio. Até breve, amigo!