04/08/2022 - 16:04 - Atualizado em 04/08/2022 - 16:51
Nota de falecimento: professor Neilton Gonçalves Prado
Diretoria da Famed e Coordenação do Curso de Graduação em Medicina - 04/08/2022 - 16:04

Prezados(as) estudantes, servidores(as) técnicos(as) administrativos(as) e docentes,

Com profundo pesar, comunicamos o falecimento do professor aposentado Neilton Gonçalves Prado, médico urologista. O velório e o sepultamento aconteceram nesta quinta-feira (04/08), em Uberlândia. Deixou esposa, Vera Lúcia Prado, e três filhos, Dr. Lucas Prado (urologista residente na Alemanha), Drª. Vanessa (psicanalista) e Lísia Prado.

A importância do docente para a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (Famed/UFU) e para o cuidado em urologia foram eternizados no relato do docente presente no capítulo “Relato de vivências acadêmicas”, do livro em comemoração dos 50 anos da Faculdade, intitulado “Escola de Medicina e Cirurgia de Uberlândia, registros históricos”: "(...) começamos atendendo ambulatório e pronto socorro, e assim a Urologia cumpriu e cumpre seu objetivo, proporcionando à cidade e a região um número de profissionais competentes na solução das patologias urológicas (...)” (Prado, 2017).

O professor Neilton foi um dos responsáveis pela criação do Programa de Residência Médica em Urologia da Escola de Medicina e realizou, em conjunto com o professor Gladstone Rodrigues da Cunha, a primeira cirurgia urológica na Escola de Medicina.

A Faculdade de Medicina agradece por todo o conhecimento compartilhado e expressa condolências aos seus familiares e amigos.

Catarina Machado Azeredo
Diretoria da Faculdade de Medicina