Estabelecer diretrizes de comunicação institucional para uma Universidade Pública implica reunir conhecimentos teóricos e práticos – construídos pelo fio do tempo, durante nossos exercícios profissionais diários. Em suas poucas décadas de existência, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) contou com alguns destes projetos, elaborados pelas equipes da Diretoria de Comunicação Social (Dirco). Foram iniciativas que buscaram orientar as atividades realizadas por servidores, colaboradores e estagiários de cursos de graduação.
Um dos desafios constantes da Dirco é avaliar e reavaliar permanentemente o conteúdo deste documento e, assim, analisar se o trabalho desenvolvido está em consonância com as demandas e expectativas dos públicos estratégicos internos e da sociedade. É importante, dessa forma, examinar se o que propomos está em sintonia com as transformações do universo da comunicação. São mudanças que sinalizam para o surgimento/desaparecimento de alguns artefatos. No início de 2017, saiu de cena, por exemplo, o jornal impresso, que cedeu espaço para novas plataformas. O jornal em versão digital, em constantes renovações, procura aumentar o dinamismo e a velocidade da informação. A linha editorial, também alterada no início de 2017, apresenta como proposta aprofundar a discussão de temas que despertem a atenção da comunidade acadêmica – mas sempre com a preocupação de manter a pluralidade de ideias e de opiniões.
Comunicação é movimento. É uma janela aberta para o mundo. São muitas as possibilidades de interação, de reinvenção, de parcerias. Este documento traduz, portanto, valores e diretrizes que norteiam nossa área de atuação. No entanto, salientamos que o presente texto deverá sistematicamente ser aperfeiçoado para que se torne, de fato, um instrumento fundamental e estratégico de trabalho.