FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

09/05/2014 - 16:40 - Atualizado em 09/05/2014 - 16:43
II Seminário de História e Cultura: imagens na escrita da História
Uma reflexão sobre o lugar das imagens na pesquisa, no ensino e na historiografia
Portal Comunica UFU

Acontece nos dias 13, 14 e 15 de maio, no Bloco 5O do Campus Santa Mônica, o II Seminário de História e Cultura: imagens na escrita da História. O evento propõe refletir sobre o lugar ocupado pelas imagens na pesquisa e no ensino de história, bem como na historiografia recente, considerando as questões teórico/metodológicas, os diálogos interdisciplinares e os desafios impostos aos pesquisadores relativos às formas de leitura específicas para as linguagens visuais.

O seminário é uma iniciativa da Linha de Pesquisa História e Cultura, do Programa de Pós-Graduação em História da UFU, que busca fomentar as atividades de pesquisa desenvolvidas por seus integrantes, por meio de inscrições no calendário anual de eventos científicos. A consolidação de um espaço de diálogo entre pesquisadores tem como objetivo promover o estudo das imagens na escrita da História.

As pesquisas historiográficas que têm nas imagens suas fontes principais multiplicaram-se nas últimas décadas no Brasil, ganhando legitimidade e conquistando espaços importantes na divulgação dos resultados em revistas e eventos nacionais e internacionais. O espaço de discussão possibilitado pelo II Seminário de História e Cultura: imagens na escrita da História permitirá congregar pesquisadores da região, do estado e do país interessados na temática proposta, fomentando o diálogo entre investigações e abordagens as mais diversificadas.

A organização espera, com a realização deste evento, contribuir para o aprofundamento dos contatos entre pesquisadores, alunos de pós-graduação e de graduação, além de professores do ensino básico e do ensino superior em torno dos temas relativos à História e à Cultura que envolvem o uso de imagens na escrita da História.

Veja a programação no anexo abaixo.

Organização:
Programa de Pós-Graduação em História