Publicado em 03/06/2022 às 11:20 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21
Orientar gestores de escolas quanto a destinação, execução e prestação de contas dos recursos financeiros das instituições provenientes do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Esta é a proposta da formação "Perspectivas para práticas bem-sucedidas do Programa Trilhas do PDDE", realizada nessa quinta-feira, 02/06, no auditório do Bloco 3Q, do Campus Santa Mônica, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
A formação reuniu gestores, professores e representantes de escolas das regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, que lidam com recursos oriundos do PDDE. Foi promovida pelo Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais - Região Sudeste - da Universidade Federal de Uberlândia (Cecampe/Sudeste - UFU). De acordo com Cairo Mohamed, coordenador institucional do Cecampe/Sudeste, os recursos são disponibilizados para escolas públicas, por meio da adesão ao programa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “Temos o PDDE básico, que é o programa guarda-chuva, e dentro do PDDE básico nós temos uma série de ações integradas voltadas para a melhoria da qualidade da gestão escolar “, explica Mohamed.
O Cecampe foi criado em 2020, por uma ação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU). Segundo Cairo Mohamed, é um programa de formação continuada que trabalha com formação específica de gestores para o Programa Dinheiro Direto na Escola. “O Cecampe/Sudeste tem três frentes de atuação: pedagógica, que a gente chama de assistência técnica, voltada para formação de gestores; monitoramento, que acompanha a aplicação dos recursos e desenvolve ferramentas tecnológicas para ajudar as escolas a utilizarem os recursos e a prestarem conta desses recursos; e temos ainda a nossa coordenação que avalia todas as ações feitas dentro do Cecampe Sudeste”, destaca Mohamed. Ainda, de acordo com o coordenador, a partir destas reflexões são propostas mudanças ao longo do percurso, tanto da gestão continuada, quanto no monitoramento dos gastos nas escolas.
Mesa de abertura. (Fotos: Milton Santos)
Além dos gestores e professores, participaram da cerimônia de abertura o vice-reitor da UFU, Carlos Henrique Martins da Silva; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Hélder Silveira; o professor da Faculdade da Educação (Faced), Demerval Santos; a superintendente regional de Ensino de Ituiutaba, Luciene Bezerra; a secretária municipal de Educação de Ituiutaba, Joelma da Silva Almeida; e a diretora de Extensão da UFU, Valéria Rodrigues.
Vice-reitor da UFU, Carlos Henrique Martins da Silva: “Fico muito feliz com a retomada presencial; todos adotando as normas de segurança que ainda são necessárias. Quero dar as boas-vindas, em nome do reitor, professor Valder Steffen, e desejar a todos e a todas uma excelente programação e que essas capacitações tenham efeito, ao final, para uma gestão melhor do financiamento público para as escolas públicas da nossa região”.
Secretária de Educação de Ituiutaba, Joelma da Silva: 'A gente sabe a importância desta formação que vai tratar sobre o PDDE com os gestores. Sabemos as dificuldades e os entraves de alguns municípios em aderir ao programa, utilizar os recursos disponibilizados e fazer a prestação de contas. Nós participamos de vários programas, mas este especifica sobre a utilização deste recurso e vai fazer muita diferença nos municípios. Sabemos que muitos perdem o recurso, justamente por falta de conhecimento, orientação e utilização dele'.
Superintendente Regional de Ensino de Ituiutaba, Luciene Bezerra: 'A construção do conhecimento perpassa por equipes, por estes momentos e juntos formaremos, lá na ponta, no chão da escola, o resultado que chegará aos nossos estudantes'.
Pró-reitor de Extensão de Cultura, Hélder Silveira: 'Esse programa do Cecampe que trabalha com o PDDE não fala exatamente do dinheiro direto na escola, não é isso que a gente está tratando aqui; estamos tratando da defesa da educação, da democracia da gestão do dinheiro público e da autonomia do gestor e da gestora'
A capacitação aconteceu durante todo o dia. À tarde, os participantes reuniram-se em grupos de trabalho.
Missão
O Cecampe/Sudeste - UFU é responsável por desenvolver cursos e atividades formativas, presenciais e virtuais, envolvendo escolas estaduais e municipais de toda a região Sudeste. Cada região do Brasil - Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul - possui uma unidade do Cecampe e todas elas são coordenadas por uma universidade federal. No caso da região mais populosa do país, que compreende os estados do Espírito Santos, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, a UFU é a universidade à frente do centro. Deste modo, são cerca de 40 mil escolas nesta área de abrangência, que abrigam mais de 15 milhões de matrículas na Educação Básica.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Cecampe formação PDDE
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS