Planejamento Institucional

Relatório semestral do Pide 2022-2027 já pode ser consultado

Pró-Reitoria de Planejamento e Administração da UFU divulga resultado do monitoramento de ações do primeiro semestre de 2022 em cumprimento ao Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão

Publicado em 29/09/2022 às 16:45 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Dando continuidade ao que determina a Instrução Normativa nº 24, de 18 de março de 2020, que estabelece o acompanhamento do desempenho trimestral dos órgãos públicos federais em relação ao Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão (Pide 2022-2027), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) divulgou, nesta semana, o Relatório de Monitoramento do 1º semestre de 2022.

O Pide da UFU, sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proplad), constitui um documento de grande importância para a gestão e o desenvolvimento institucional. Conforme estabelece o art. 15 do Regimento Geral, nele devem constar as diretrizes, as metas, os programas e os planos de ação projetados em todas as áreas de atuação da universidade. Pode-se, portanto, tomá-lo como o planejamento que orienta a institutição nos rumos a seguir, na contínua avaliação dos caminhos percorridos e na permanente busca de soluções aos problemas enfrentados.

Dados

Em relação aos resultados do monitoramento semestral, de um total de 253 indicadores, 225 foram monitorados pelos eixos temáticos (89%). Para cada indicador, os eixos temáticos avaliaram: (1) a expectativa de alcance da meta anual, a partir das categorias "Atingir", "Não atingir", "Não é possível avaliar", "Superar"; (2) os fatores facilitadores e dificultadores; e (3) as iniciativas adotadas para mitigar os fatores dificultadores e otimizar os fatores facilitadores. Quanto à expectativa de alcance, observa-se que os eixos esperam atingir ou superar 67,56% das metas previstas para 2022; esperam não atingir 20,89% das metas; e não foi possível avaliar 11,56% das metas previstas. Com relação aos fatores, os eixos apontaram a "capacitação/qualificação da equipe" e o "planejamento realizado" como os principais fatores facilitadores, e a disponibilidade de recursos orçamentários e "outros" como principais fatores dificultadores. Foram adotadas 142 iniciativas.

Houve o monitoramento de 23 demandas, que correspondem às necessidades pontuais, descritas em formato genérico e relacionadas às áreas de suporte da UFU. As demandas também foram avaliadas em relação à expectativa de alcance anual, fatores facilitadores e dificultadores e iniciativas adotadas. Os eixos avaliaram que 86,96% das demandas serão atingidas e 8,7% não serão atingidas, não sendo possível avaliar 4,35% delas. Com relação aos fatores, observa-se que a "capacitação/qualificação da equipe", o "planejamento realizado" e a "cultura organizacional" constaram como os principais fatores facilitadores apontados. Como fatores dificultadores, a "disponibilidade de infraestrutura física", "outros" e "disponibilidade de recursos humanos", foram os mais apontados.

Foram monitoradas oito obras consideradas estratégicas pela instituição, seguindo-se a mesma metodologia considerada para a avaliação dos indicadores e demandas. O eixo de infraestrutura física prevê atingir o percentual de conclusão previsto para 25% das obras e não atingir 37,5% delas, não sendo possível avaliar 37,5% das obras previstas para o exercício. Com relação aos fatores, a "disponibilidade de recursos humanos" e "outro(s)" foram apontados como dificultadores, e o "planejamento realizado" e a "disponibilidade de infraestrutura física", como fatores facilitadores.

No total, seis iniciativas para a execução das obras foram adotadas. Com relação aos projetos, sete foram monitorados. A previsão é a de que quatro projetos sejam executados no intervalo de 81% a 100%, até o final de 2022; um projeto (14,29%) entre 60% e 80%; e dois projetos não foram avaliados, pois não têm ações previstas para 2022.

O monitoramento foi analisado e aprovado pelo Comitê de Governança, Gestão de Riscos, Controles e Integridade da UFU. Em relação aos resultados, o diretor de Planejamento, Odorico Coelho da Costa Neto, afirma que "demonstram de forma objetiva que a cultura do processo de planejamento e a consequente avaliação das metas/objetivos/indicadores, na forma estabelecida pela Instrução Normativa nº 24 está se constituindo em uma importante base para a aplicação e possíveis ajustes das ações necessárias para a consecução dos projetos e entregas previstas para o ano de 2022". Ainda conforme ele, a universidade está em franco aprimoramento do processo de implantação e implementação do Pide 2022-2027.

Para mais informações sobre o documento, acesse o Portal da Proplad.

Palavras-chave: Pide Diapi Proplad UFU