“Laboratório a céu aberto”

Data de Publicação: 06/05/2009 - 07:40

Por cristianoalves@dirco.ufu.br

Fazendas experimentais cumprem o papel fundamental de propiciar espaço para desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão
A aprendizagem deve romper os limites da sala de aula, e o assunto não é educação a distância. É o ensino voltado para a realidade, para o encontro, sempre positivo, entre teoria e prática. Com este enfoque, a Universidade Federal de Uberlândia administra a reserva natural do Panga e três fazendas experimentais (Água Limpa, Capim Branco e do Glória). O objetivo é disponibilizar espaço adequado para as atividades dos cursos de graduação e de pós-graduação. Maurício Martins, diretor de experimentação vegetal, resume o princípio que norteia as atividades. “O principal objetivo é o ensino, a pesquisa e a extensão”. Os cursos de Agronomia e de Medicina Veterinária são os que mais utilizam as fazendas. No entanto, outros cursos também desenvolvem pesquisas na área. A reserva natural do Panga é frequentada principalmente pelos docentes, pesquisadores e discentes de graduação e pós-graduação do curso de Ciências Biológicas da UFU. “São laboratórios a céu aberto”, resume Martins. Promover o intercâmbio com outros departamentos da Universidade também é uma das metas. O responsável pela Fazenda Água Limpa, Francisco Célio de Assis, resume a receptividade dada aos interessados em desenvolver projetos. “Recebemos os professores de braços abertos”. As fazendas experimentais são administradas por duas diretorias ligadas à Reitoria (Divisão de Experimentação e Produção Animal e  Divisão de Experimentação e Produção Vegetal)  e pela Fundação de Desenvolvimento Agropecuário (Fundap).   Produção As fazendas estão presentes no cotidiano da Universidade. Além de oportunizar o desenvolvimento de pesquisas e a exposição de aulas práticas, o espaço é utilizado para produção de alimentos que beneficiem a comunidade.   O cafezinho que é servido nos diversos departamentos da UFU é produzido na Fazenda do Glória. Por mês, são entregues 500 kg do produto. O cardápio do Restaurante Universitário é incrementado pela produção das fazendas experimentais. A polpa de frutas que proporciona a preparação do suco é produzida na Água Limpa. Do Glória vêm as verduras (já lavadas, cortadas e embaladas) que enriquecem os pratos.   O Hospital das Clínicas é beneficiado com parte do leite produzido e pasteurizado na Fazenda do Glória. Segundo Jairo Rosa, responsável pela fazenda, cerca de 12 mil litros são encaminhados ao hospital por mês.   As três fazendas experimentais atuam com enfoques diversos . A Fazenda do Glória é a única que possui produção animal e vegetal. A Água Limpa atua na área vegetal (fruticultura e viveiro de plantas) e a Capim Branco tem sua atividade relacionada à criação de animais.   Futuro campus Parte da Fazenda do Glória, 87,12 hectares, será cedida para a instalação do novo campus da UFU. O reitor fez consulta às unidades acadêmicas para verificar quais cursos têm interesse em migrar para o campus do Glória. Informalmente, já está acertada a migração dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Aeronáutica. O reitor Alfredo Júlio Fernandes Neto enfatizou que as mudanças ocorrerão de maneira gradativa, planejada. Será necessário projetar a estrutura para, posteriormente, construir os prédios. “Não é um sonho para semana que vem, para o ano que vem. Tem que ter um plano diretor e pensar o campus para daqui a 100 anos”.