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Data de Publicação: 14/07/2009 - 07:53
Por portal.dirco
Ouvidoria, símbolo da transparência na relação da UFU com a sociedade
Oferecer à comunidade universitária e sociedade, um canal de esclarecimento, dúvidas, reclamações e elogios, além de promover o aprimoramento dos serviços prestados pela instituição, este é o papel da ouvidoria da Universidade Federal de Uberlândia. As demandas chegam de diversas formas, nas urnas espalhadas pelos campi, por telefone, pelo site da UFU, ou pessoalmente. Desde que foi criada, em setembro do ano passado,foram cadastradas 89 ocorrências. "A demanda ainda é pequena, em média 10 por semana, um trabalho que está começando, tendo em vista que muitas pessoas não conhecem o órgão,"explica Claudinê Jordão de Carvalho, ouvidor geral da UFU. As sete urnas ficam instaladas em diversos blocos dos campi: Reitoria, Instituto de Letras, Biblioteca do Santa Mônica, Biblioteda do Umuarama, Bloco 4K, Hospitais Veterinário e Odontológico. "Nossa intenção é que, essas urnas sejam instaladas em todos os blocos, da UFU. Queremos também, a partir do próximo vestibular, durante a matrícula, entregar um encarte para os alunos ingressantes, explicando o papel da ouvidoria", explica Jordão. "Pelo tamanho da Universidade a gente percebe que as pessoas ficam em dúvida a quem se dirigir e, muitas vezes, se sentem desamparadadas em relação a direitos indivuais e coletivos. A ouvidoria vem justamente para fazer esta articulação entre as eventuais demandas e os serviços públicos", ressalta o ouvidor. No momento em que a demanda chega à ouvidoria, é identificado o setor responsável e feito o encaminhamento, este, por sua vez, tem o prazo de 72 horas para encaminhar a resposta. No prazo de uma semana, em média, o solicitante tem a resposta. "Nosso papel é agilizar as respostas", ressalta Jordão. O sigilo é assegurado, no entanto, muitas pessoas por medo, segundo o ouvidor, evitam de se identificar e isso pode comprometer o processo. "O anonimato prejudica a denúncia, sem autoria a demanda perde o sentido a partir do momento que não temos como apresentar solução ao problema", lembra Claudinê. Além de chamar a atenção, a ouvidoria pode propor mudanças. "É um canal importante, colocado como ponto de avaliação por diversos órgãos, que tentam medir qualidade de atendimento e interação com a sociedade. A atuação pró-ativa da ouvidoria se dá, principalmente, quando busca soluções que antecipam determinados riscos", explica Claudinê Jordão. Serviço: Telefone ouvidoria: (34) 3239 4074 Endereço: Bloco A - Sala 1A 14 – Campus Santa Mônica
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