Mercado virtual dá novo sabor ao ensino de Administração

Data de Publicação: 22/10/2009 - 21:41
UFU é pioneira no Brasil a utilizar software que simula um mercado para ensino de marketing presencial ou à distância
Tudo é quase real: empresas disputando o mercado de "gostosuras", consumidores com suas preferências e exigências, gerentes tomando decisões que, por sua vez, têm conseqüências diretas e indiretas sobre a saúde do negócio, concorrentes que também têm atitudes de resposta e interferem no mercado, desafios cotidianos para manter o produto competitivo e o orçamento equilibrado. Um detalhe, no entanto, muda tudo: o mercado é virtual, o ambiente em que isso acontece é o interior de um computador. "É bem sofisticado, bem próximo da realidade, e o estudante fica muito mais preparado, pois aprende vivenciando", diz o professor André Menck, professor de Marketing da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), única federal brasileira a importar e utilizar o software francês Markops em disciplinas do curso de Administração, tanto presencial quanto à distância.   Desde o mês passado, 200 alunos do curso de Administração à distância, da UFU, estão "jogando". A cada semana, ressaltou o professor Menck, o computador prepara uma situação diferente para as equipes, formadas de 3 a 6 estudantes. Mesmo que mais de uma empresa (equipe) tome a mesma decisão, o programa aponta diferentes reações do mercado fictício, pois o programa é baseado em algoritmos estatísticos para melhor refletir a variabilidade nos mercados na vida real. Então, por exemplo, ao decidir lançar um determinado produto, uma empresa (equipe) recebe, do computador, pedido de análise de capacidade de produção, preço, gastos em promoção e propaganda, canais de distribuição, pesquisa de mercado para avaliação de concorrentes etc. Outra equipe, por sua vez, pode ter preferido aprimorar um produto seu, já existente e, neste caso, o computador vai demandar, então, que ela faça orçamentos de criação, para análise de viabilidade de alterações no produto, e orçamentos de mídia, para divulgação das mudanças no produto.   Dez monitores acompanham, juntamente com o professor, o andamento do "jogo", previsto para terminar em oito semanas, orientando as equipes quanto às variáveis envolvidas a cada rodada. "Somos  responsáveis por acompanhar o desempenho dos alunos nas rodadas de decisões, monitorando, marcando chats para tirar dúvidas e auxiliá-los, conduzindo-os e identificando em que grau de maturidade se encontram enquanto estudantes de Administração e, particularmente, na disciplina de Marketing", explicou Luciana Charão, uma das orientadoras do curso, formada em Ciências Econômicas e com MBA em Gestão de Pessoas, ambos pela UFU. Segundo ela, "todos os aprendizes (alunos), sem exceção, gostam do 'novo' e mostraram grande interesse, participando ativamente do jogo".   O Marketing Operacional – Markops – foi apresentado ao professor André Menck há 2 anos, a partir do relacionamento iniciado quando fazia doutorado nos Estados Unidos e conheceu o francês Larréché, da famosa escola do INSEAD da França, que divide com Rémi Triolet a autoria do software. Logo que voltou ao Brasil pensou em viabilizar a sua importação, o que aconteceu no ano passado, através do Projeto Universidade Aberta, que desenvolve, na UFU, o curso de ensino à distância de Administração. O projeto, então, comprou 500 licenças do software, uma para cada aluno, e traduziu o programa. "Dada a alavancagem que proporciona no aprendizado do marketing", segundo o professor Menck, o Markops passou a ser utilizado também no curso presencial.   A maior relevância da utilização do Markops no ensino a distância é, como explica o professor, o pioneirismo na utilização do computador com toda sua potencialidade. "O computador vinha sendo, até agora, utilizado como uma excelente ferramenta interativa, mas com o Markops estamos utilizando a capacidade computacional para simular o mundo empresarial, possibilitando o aprendizado via experiência... uma experiência de tomada de decisões gerenciais virtual, sem riscos!", afirmou.   Com pós-doutorado em Administração, pela University of Alberta, no Canadá, o inquieto professor de olhos azuis e andar ligeiro, que está na UFU desde 85, conta que chegou a se formar em Física, na USP, mas foi "fisgado pela agilidade do marketing": "a cada momento tudo pode estar diferente, mudando constantemente dependendo das suas decisões, o que te impõe um desafio de superação o tempo todo", explicou. Mais ou menos como tem sido a experiência dos alunos ao utilizar os recursos de computação de dados do Markops.