Cardápio diferenciado para os adeptos à dieta vegetariana

Data de Publicação: 14/10/2009 - 07:19

Por elianemoreira@dirco.ufu.br

A novidade, em caráter experimental, faz parte da proposta de humanização do R.U.
Restaurante Universitário do campus Santa Mônica, no cardápio do dia, além do tradicional, arroz, feijão, carne e salada, os frequentadores encontram novas opções: proteína texturizada, saladas de grãos e arroz integral. Alimentos que agradam em cheio aos adeptos da comida vegetariana. A introdução do novo cardápio começou em julho deste ano, atendendo pedidos dos próprios usuários. Atualmente, das 1400 refeições servidas diariamente no R.U., cerca de 260 são para os vegetarianos. O novo cardápio exigiu mudanças no Restaurante e os funcionários tiveram que passar por capacitação. “Não estávamos preparados para manusear este tipo de alimento, que requer cuidados especiais”, explica a nutricionista Silmara Lopes. A introdução dos alimentos está em caráter experimental. Ainda serão necessárias algumas modificações na estrutura física, nos equipamentos e na compra dos gêneros alimentícios. “Tudo isso já foi providenciado, estamos aguardando a finalização da licitação para variarmos o cardápio. Acreditamos que até novembro, o processo esteja concluído. Vale destacar também, o apoio que estamos recebendo da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFU) e do Centro Interdisciplinar de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cisans) para a implementação da comida vegetariana”, destaca Luciana Oliveira, nutricionista. O aluno do segundo período do curso de Química Industrial, Lourival Rodrigues, comemorou a novidade. Desde maio deste ano, ele resolveu parar de comer carne, “por causa dos impactos ambientais, econômicos e toxinas liberadas. Com a introdução do novo cardápio estou consumindo nutrientes que substituem a carne, sem contar que é bem mais saudável”. Desde que passou a ser vegetariano, Lourival tem percebido uma melhora na digestão, no sono e maior disposição. Bruno Félix, aluno do segundo período do curso de matemática, frequenta o restaurante pelo menos quatro vezes por semana. “Antes, muitos alimentos servidos eram misturados à carne. Algumas vezes, eu ficava sem fazer as refeições por falta de opção. Agora, acho ótimo eles implementarem novos alimentos para substituir a proteína, encontrada na carne, sem contar o sabor e a nutrição”, destaca o aluno. Segundo Silmara Lopes, o novo cardápio é um diferencial. “Esta é uma das etapas previstas no processo de humanização que tem como proposta, melhorar a visão que os usuários têm do R.U.”.