Projeto de Humanização é implantando no Ambulatório

Data de Publicação: 29/10/2009 - 05:40

Por Cristiane Guimarães

A Câmara de Humanização do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) implantou o projeto “Posso Ajudar?”, que tem como objetivo humanizar o ambiente hospitalar, melhorar a assistência e o acolhimento, dando atenção direcionada aos usuários e interagindo com os servidores de cada setor do complexo hospitalar. Inicialmente, o “Posso Ajudar?” acontece nos ambulatórios de Pediatria, Traumatologia, Central e Ginecologia e Obstetrícia. O Projeto é executado em parceria com a Faculdade de Medicina (Famed-UFU) e a Escola Técnica de Saúde (Estes-UFU). Para isto, acadêmicos estagiários dos cursos de graduação em Medicina e Enfermagem e os alunos do último ano do curso técnico em enfermagem foram treinados e, durante as segundas, terças e quintas, acolhem os pacientes fazendo a diferença na porta de entrada do atendimento do ambulatório Amélio Marques, do HC-UFU. Segundo a coordenadora Adjunta da Câmara de Humanização Juliene Cristine de Oliveira, o projeto é uma proposta inovadora dentro dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Política de Humanização. “Este é mais um passo que garante um atendimento cada dia melhor e mostra o comprometido do hospital com a ética e a defesa da vida. Além disto, projetos extensionistas garantem profissionais mais preparados para o mercado e que, desde a formação vivenciam a importância da humanização nos atendimentos hospitalares”, comenta. O gerente administrativo do ambulatório, Hélio Alves dos Santos, avalia que o projeto já apresenta resultados satisfatórios e que a tendência é de melhorar cada dia mais. “Estamos recebendo respostas positivas de pacientes, médicos e da equipe técnica, o que comprova o grau de importância de projetos deste porte”, avalia.