Extensão aproxima UFU da comunidade

Data de Publicação: 10/02/2010 - 07:59

Por portal.dirco

A Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis vai manter e ampliar projetos em 2010
A Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Uberlândia (Proex) é como aquele jogador que bate o escanteio e corre para cabecear a bola. Ela está presente desde a divulgação de editais de convocação para atividades extensionistas até a organização de eventos internacionais de cultura. Viabiliza o auxílio-moradia para alunos e oferece cursos sobre direitos humanos. Organiza oficinas lúdicas para crianças e atividades físicas para idosos. Participa do resgate da autoestima de travestis e incentiva observações astronômicas.   “A Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis é extremamente complexa porque ela trabalha todas as áreas”, afirma o pró-reitor Alberto Martins, que há um ano comanda a Proex. “Hoje não se fala mais em extensão, apesar de ser, muitas vezes, um jargão de política de ensino, pesquisa e extensão. Mas a gente tem procurado tirar isso do papel, tirar do jargão e levar, realmente, para a prática. Muitas ações estão aliadas permanentemente com a pesquisa e com o ensino, dentro da extensão”, diz.   Uma atividade prática, como a que se refere o pró-reitor, foi o que livrou Jean (foto), de 8 anos, de uma dor de dente. O menino mora com a família no assentamento Rio das Pedras, a 35 km de Uberlândia. No ano passado, professores e alunos da UFU estiveram no local com o Programa de ações integrais e integradas de saúde e ambiente para crianças e adultos de comunidades urbanas e rurais dos municípios de Uberlândia e Araguari/ MG, e constataram que uma obturação resolveria o problema de Jean. “O dentista ensinou a escovar os dentes, a passar fio dental. E explicou como escovar os dentes cedo, na hora do almoço e de noite”, relata Jean.   O nome do programa de extensão que envolve os cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia e a Escola Técnica de Saúde da UFU, pode ser um pouco complicado, mas foi de maneira humilde que Marina de Oliveira, mãe de Jean, explicou a importância do trabalho: “Um projeto desse para vir ‘prum’ assentamento não é fácil não. A gente agradece muito. Esse projeto de chegar aqui no assentamento foi uma ‘mão na roda’. Porque é rapidinho. Na hora que eles chegam a gente toma um banho, vai lá, atende, e a gente volta pra trás. Muito bom, mesmo. Tomara que continue assim”. E, após uma risada acanhada, completa: “Porque a gente precisa muito aqui”.   Para colocar em prática projetos como esse, a Proex conseguiu, apenas no Programa de Extensão Universitária do Ministério da Educação (Proext), R$ 520 mil. Para 2010, a perspectiva é receber, para os projetos e programas que enfatizam a inclusão social, o triplo deste valor.   Cultura Em 2009, entre as diversas atividades culturais promovidas pela Diretoria de Cultura (Dicult) da Proex, foram destaques os festivais, mostras e encontros de música, teatro e cinema. No IX Festival Internacional de Flautistas, por exemplo, realizado em setembro, renomados flautistas do Brasil e de outros países, como Austrália, EUA e Costa Rica, se apresentaram e ensinaram suas técnicas nos “master class”.   “O que me chamou muita atenção foi o master class relacionado ao choro, que é um gênero musical que está sendo bastante difundido também na flauta doce. Antes era mais na flauta transversal”, conta Angélica Beatryz, aluna do 4º período do curso de música da UFU. “É muito interessante esse contato, porque às vezes a gente se fecha aqui em Uberlândia”, observa.   Em 2010, a Dicult vai dar continuidade e ampliar vários projetos realizados em 2009, como o A Cultura a Serviço do Servidor. Para os funcionários da UFU, inclusive, está previsto um curso sobre arte e cultura. Neste ano, também será lançado um edital de apoio a eventos culturais e um programa de bolsas de iniciação artística.   Outra novidade que promete movimentar os campi da Universidade é a criação dos festivais universitários de música e de teatro. O reitor da UFU, Alfredo Julio Fernandes Neto, um entusiasta desses eventos, diz que os investimentos em cultura vão continuar. “Nós temos que transformar Uberlândia em uma cidade de cultura. A Universidade tem que ser a mola disso”, afirma.   Esporte O esporte também vai mobilizar a comunidade universitária em 2010. Além da realização da Olimpíada Universitária – que voltou para o calendário da instituição em 2009, estão programados campeonatos de futebol de salão, os Jogos Interperíodos, os Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s) e os Jogos Universitários de Minas Gerais (JIMI’s).    Neste ano, um grande desafio será lançado pela Proex: uma “Virada esportiva e cultural”. Serão 24 horas de esportes com várias modalidades e atividades culturais. A “maratona” acontecerá no Campus da Educação Física.   Para os alunos, professores e demais servidores que não são adeptos da prática esportiva, uma alternativa é participar, em setembro, do concorrido Dançando na UFU. O projeto vai levar, mais uma vez, a dança de salão para os campi da Universidade.