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Academia e mercado, o encontro possível
Academia e mercado, o encontro possível
Data de Publicação: 10/05/2010 - 07:42
Por portal.dirco
Agência Intelecto incentiva pesquisas voltadas para a criação de produtos
Pensar a Universidade como uma instituição voltada somente para a formação teórica não contempla a realidade. Nos laboratórios da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) pesquisadores e alunos utilizam o conhecimento para levar benefícios à comunidade, e não só com a formação de cientistas, mas também na criação de produtos que tenham aceitação social. Atualmente a Agência Intelecto, órgão ligado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, desenvolve o Programa de Incentivo à Inovação (PII), com o objetivo de promover a interação entre pesquisadores e o mercado, e de contribuir na transformação de projetos em produtos inovadores. "O pesquisador sabe muito bem pesquisar, a empresa sabe muito bem o que é o mercado, colocar na prática, comercializar. O PII vai juntar os dois pólos", explica o diretor da Agência Intelecto, Fábio de Oliveira. Na primeira fase do programa, até 30 de junho, 19 projetos serão analisados por meio do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Comercial, Ambiental e Social (EVTECIAS), realizado por um coordenador e dois assessores (estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis ou Economia). “É o momento de entender a importância do projeto para a empresa, para o mercado. Um raio-x completo", analisa Fábio. Serão selecionados 10 projetos para participar da segunda fase. Eles receberão apoio financeiro de R$ 45 mil para desenvolver o protótipo ou produto e elaborar o Plano de Negócios (ver quadro). “Passam os projetos que tem maior aceitação do mercado”, explica o diretor. Para o professor da Faculdade de Ciência da Computação (Facom), Pedro Frosi Rosa, que teve seu projeto, “Verdox - Jogo de plataforma 3D” (foto), aprovado, o PII contribui para suprir uma carência nas pesquisas acadêmicas. “Vai agregar uma coisa que falta em todo o projeto de inovação nas universidades: a análise do negócio”. Com o PII o pesquisador tem a possibilidade de criar uma patente, gerar uma transferência de tecnologia ou abrir uma empresa de base tecnológica. Pedro Frosi projeta, além de criar um novo produto, contribuir com a criação de novas oportunidades de trabalho. “Vislumbro uma empresa que vai desenvolver jogos e gerar muitos empregos”. O PII é resultado da parceria entre a UFU, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (SECTES); o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-MG); a Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU) e a Fundação de Assistência Universitária (FAU). Agência Intelecto Proteger legalmente o conhecimento gerado pela UFU, estimular e orientar a transferência de tecnologia para o setor produtivo, inclusive fomentando parcerias. Estas são as principais atribuições do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), mais conhecido como Agência Intelecto. O setor foi institucionalizado em agosto de 2006, acompanhando uma tendência de investimento na área, principalmente após a criação da chamada Lei da Inovação em 2004, que estimula a prática nas universidades públicas brasileiras. Planos de Negócios deverão prever, obrigatoriamente: * Projeto inovador que vise interação com o mercado; * Delimitação detalhada da proposta de parceria em pesquisa, desenvolvimento e inovação; * Mecanismos de envolvimento com o meio acadêmico e técnico. .
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