UFU apresenta ao MEC proposta orçamentária para novos campi

Data de Publicação: 11/06/2010 - 15:33

Por Marco Cavalcanti

Orçamento prevê gastos de R$ 26 milhões com instalações dos campi de Monte Carmelo e Patos de Minas.
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) apresentou ao Ministério da Educação (MEC), no dia 10 de junho, o projeto de orçamento preliminar para a implantação dos campi  nos municípios de Monte Carmelo, no Triângulo Mineiro e Patos de Minas, no Alto Paranaíba. O dia 10 de junho foi a data limite para a apresentação da proposta de orçamento para compor a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2011. Para a instalação de cada campus foi apresentado um orçamento de R$ 26 milhões. Essa verba será utilizada, em cada cidade, na construção de um bloco de nove mil metros quadrados com 59 salas de aula, anfiteatro, área de convivência, prédios para biblioteca e restaurante universitário, além de equipamentos e materiais permanentes. Também foram previstas verbas anuais de custeio para cada localidade, nos valores de R$ 5 milhões (2011), R$ 7 milhões (2012), R$ 9 milhões (2013) e R$ 11 milhões (2014). A proposta teve como parâmetro as definições preliminares partidas de reuniões onde foram convidados os 28 diretores das unidades acadêmicas da UFU. Conforme estes parâmetros, pesquisas e enquetes realizadas, e indicações de uma comissão criada para propor a forma como se daria a implantação, decidiu-se por propor ao MEC o oferecimento de, inicialmente, três cursos em cada cidade. Para Monte Carmelo serão ofertadas graduações relacionadas ao meio ambiente e, para Patos de Minas, cursos da área de engenharia. As indicações, no entanto, não são definitivas, já que passarão pela apreciação do Conselho Universitário (Consun), instância que decidirá quais cursos serão implantados. Um acordo com as prefeituras estabelece a cessão, por parte das respectivas administrações, de terrenos de área mínima de 25 hectares e, enquanto as construções não sejam concluídas, a oferta de instalações e pessoal para atividades meio. A criação dos campi foi decidida na reunião do Consun do dia 7 de maio deste ano (foto).