UFU promove I Seminário de Acompanhamento das Atividades do PIBID

Data de Publicação: 02/12/2010 - 07:14

Por portal.dirco

Evento acontece no dia 11 de dezembro, no Campus Umuarama
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da Pró-reitoria de Graduação, promove no sábado (11/12), o I Seminário de Acompanhamento das Atividades do PIBID/UFU, intitulado “Os desafios da formação docente no Âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UFU”. O evento terá início às 8 horas, no Anfiteatro do Bloco 2A, do campus Umuarama e contará com a presença de representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Administração Superior da UFU e dos membros do Programa. Durante o Seminário, as diferentes áreas de conhecimento que compõe o PIBID estarão reunidas em Grupos de Trabalhos (GT’s) com o objetivo de promover uma discussão pedagógica mais aprofundada das ações desenvolvidas pelos subprojetos do Programa. Os GT’s serão acompanhados por professores da UFU. No período da tarde, os trabalhos serão apresentados à comunidade acadêmica, na forma de painéis. “Queremos construir um documento, avaliando as atividades e propondo melhorias”, destaca Jocelino Sato, coordenador do Subprojeto de Matemática, no campus de Uberlândia. O Seminário vai reunir os subprojetos desenvolvidos nos campi de Uberlândia e de Ituiutaba. Em Uberlândia, o PIBID atua em 15 escolas da rede pública de ensino, com 10 subprojetos ligados aos cursos de licenciaturas e ainda, o subprojeto História e Cultura Afro-Brasileira, vinculado ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB-UFU).  Em Ituiutaba, o PIBID atua em cinco escolas da rede pública de ensino, com quatro subprojetos. O que é o PIBID O PIBID/UFU, vinculado à Pró-reitoria de Graduação, visa o melhoramento da formação profissional dos licenciandos da UFU e tem como proposta estreitar os laços entre a universidade – em seus cursos de licenciatura – e a educação básica pela valorização do trabalho dos docentes e motivação dos licenciandos para que possam, mais tarde, atuar e promover melhorias na educação brasileira. Atualmente, envolve 341 bolsistas entre coordenadores, supervisores e licenciados.