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Consultoria de empresa júnior da UFU ganha espaço no mercado

Data de Publicação: 01/03/2011 - 08:10

Por portal.dirco

Escolha traz resultados positivos para o contratante e ainda contribui para o desenvolvimento de profissionais qualificados
Na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) oito empresas juniores guardam cases de muitos clientes importantes no mercado. É o caso da Apoio Consultoria, ligada à Faculdade de Gestão de Negócios (Fagen). Segundo Gabriela de Oliveira Silva, consultora de projetos, as grandes organizações já contrataram o serviço.  “Alguns integrantes saíram daqui com o currículo profissional que atraiu os olhos de empresas de renome no mercado”, explica.   A Cooperativa de Crédito Mútuo dos Servidores Federais de Uberlândia (Sicoob/Cred/UFU) apostou na qualificação profissional e firmou parceria com duas empresas juniores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Com a Contabile, da Faculdade de Ciências Contábeis (Facic), a cooperativa realizou, em novembro de 2010, um trabalho de auditoria com o levantamento patrimonial da Cooperativa a partir de um controle físico dos móveis e equipamentos, etiquetagem e conciliação A satisfação foi tanta que, três meses depois, a instituição fechou com a empresa Apoio Consultoria da Faculdade de Gestão de Negócios (Fagen) da UFU. Os trabalhos iniciaram neste mês, com o objetivo de realizar um planejamento de marketing de modo a estabelecer estratégias para atrair, conquistar e manter os clientes do Sicoob Cred UFU. O projeto, com previsão de seis meses de duração, tem como principais ações realizar pesquisas de campo, pesquisas de oportunidades e análise dos pontos fracos e fortes da cooperativa. “Ao mesmo tempo em que temos um trabalho profissional bem feito, nós estamos contribuindo com a formação dos futuros profissionais formados pela UFU. É um laboratório prático que os alunos aprendem com casos reais”, afirma o diretor administrativo do Sicoob Cred UFU, João Batista Mendes.   Empreendedores Para Eduardo Augusto da Silva, professor da Fagen, os alunos que fazem parte da empresa júnior podem ser considerados “empreendedores juniores”, porque desempenham um papel profissional. “É uma ótima experiência tanto para os alunos como para a empresa que os contrata. A postura deles, ainda que eles estejam garantidos por um corpo de professores que dão orientações, é profissional e estão credenciados para fazer todo o trabalho”, defende. Com tempo os alunos especializam-se, ganham experiência na área e alcançam o desafio de prestar serviço para grandes empresas na região. Para eles, o trabalho é, além de gratificante, uma experiência única.   A importância de uma consultoria De acordo com pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae, cerca de 45% das empresas fecham antes de completar dois anos no mercado por falta de instrução e acompanhamento por profissionais. Situação bem representada pelo balanço de 2010 da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) que mostra que, em média, 55 empresas fecham as portas todos os dias no estado, totalizando mais de 20 mil unidades, só no ano passado.   Texto e fotos: Érica Magalhães / MF Comunicação

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