Gestão em Saúde Ambiental possibilita formação multidisciplinar

Data de Publicação: 11/07/2011 - 04:56

Por portal.dirco

Confira entrevista do coordenador do curso, Paulo Cézar Mendes, concedida ao Jornal da UFU
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é pioneira na criação do Curso de Gestão em Saúde Ambiental, em relação à outras instituições públicas do país.  Com o intuito de formar profissionais capazes de gerir questões ambientais ligadas à saúde humana, ou seja, promover ações de controle e prevenção de fatores presentes no meio ambiente que possam interferir e colocar em risco a saúde. Entre os órgãos de atuação, estão os de Vigilância em Saúde Ambiental presentes em todos os municípios. O curso, criado em 2010, conta com 20 alunos, em entrada anual. Confira entrevista concedida ao Jornal da UFU pelo coordenador do curso, Paulo Cézar Mendes. JU) Quais as funções de um profissional formado em Gestão em Saúde Ambiental? Paulo Cézar Mendes - O profissional formado nessa área tem o papel de gerir questões ambientais que repercutem diretamente na saúde humana, ou seja, analisar o meio ambiente dentro da empresa, do espaço urbano, rural e tentar entender de que forma ele afeta na saúde da população, que circula ou reside naquela área. JU) De que forma o curso relaciona meio ambiente à saúde humana? Paulo Cézar Mendes - O curso relaciona essas questões, quando se leva em consideração as disciplinas e os conteúdos que o aluno verá ao longo dos quatro anos. Que tem desde biogeografia, ecologia, matérias do curso de biologia e geografia, todos esses elementos que envolvem o viés ambiental até áreas da saúde, os alunos discutem nas aulas. JU) Como é o mercado de trabalho na área, atualmente? Paulo Cézar Mendes - O mercado de trabalho para esse curso é extremamente amplo, as oportunidades existem em órgãos públicos, como Prefeituras, Ibama, IES (Instituições do Ensino Superior) e também na iniciativa privada, em hospitais, empresas ligadas ao planejamento ambiental, e nas indústrias. Isso é possível, porque o curso tem conteúdos relacionados à saúde do trabalhador, o ambiente de trabalho também pode comprometer a saúde das pessoas que circulam por ele. Então, o mercado de trabalho vai desde um espaço menor, até um espaço maior que abarca questões, como a do aquecimento global, oscilações climáticas, poluição dos cursos dos rios, se isso interfere na saúde humana, o curso está inserido. JU) Qual o diferencial que a UFU oferece na formação dos estudantes do curso? Paulo Cézar Mendes -       A UFU disponibiliza uma enorme quantidade de laboratórios e são eles que dão suporte para que os alunos consigam desenvolver uma parte, de certa forma mais prática, aplicada ao desenvolvimento desse curso. Além disso, o grande diferencial do curso é que ele é multidisciplinar, são dez unidades que oferecem disciplinas. Os alunos têm aulas com professores da Medicina, da Administração, Biologia, Geografia, entre outros. O curso também busca dar apoio a outros, como Enfermagem e Nutrição, que se relacionam diretamente com o curso de Gestão em Saúde Ambiental. JU) Os alunos do curso já realizam pesquisas na área? Paulo Cézar Mendes – Atualmente, os alunos desenvolvem pesquisas, como A tenda da Saúde, Cidade Sustentável, Gente Saudável, entre outros. A maior parte dos alunos do terceiro período, que iniciaram o curso em 2010, já está inserida em projetos de pesquisa e extensão.