Professora da UFU ganha prêmio com artigo sobre Parceria Público-Privada da MG050

Data de Publicação: 30/11/2011 - 11:22

Por portal.dirco

Estudo de caso foi selecionado pelo Congresso Brasileiro de Rodovias e Concessões
Um estudo de caso sobre contabilização dos ativos e passivos na Parceria Público-Privada (PPP) da MG 050 foi considerado um dos cinco melhores trabalhos submetidos ao 7º Congresso Brasileiro de Rodovias e Concessões (CBR&C), realizado em Foz do Iguaçu (PR). O artigo é resultado da dissertação de Mestrado “Contabilização dos Contratos de Concessão”, desenvolvida pela professora Maria Elisabeth Moreira Carvalho Andrade, da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Sob orientação do professor Vinícius Aversari Martins, o trabalho foi elaborado dentro do Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP). O 7º Congresso Brasileiro de Rodovias e Concessões premiou trabalhos de estudantes de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado de várias universidades brasileiras. O objetivo é estimular o surgimento de novas tecnologias, divididas em três grandes eixos: aspectos sociais, ambientais e econômicos; qualidade e segurança em rodovias; esistemas inteligentes de transportes. Os vencedores na categoria acadêmica receberam R$ 2.000,00. Na categoria mestrado, R$ 5.000,00. Na categoria doutorado, o prêmio foi de R$ 10.000,00.  “Esse reconhecimento da pesquisa abre portas para novos campos de estudo no setor público”, comemora Maria Elisabeth. PPP O projeto de recuperação da rodovia MG-050, que liga a Região Metropolitana de Belo Horizonte à divisa com o estado de São Paulo, é o primeiro modelo de Parceria Público-Privada do Brasil no setor rodoviário. O projeto prevê investimento total de R$ 645 milhões ao longo de 25 anos. A rodovia tem 372 quilômetros de extensão e atende diretamente a 50 municípios que abrigam 7,4% da população do Estado. A proposta é construir seis praças de pedágio.