Novo diretor da FAO receberá título de Doutor "Honoris Causa" da UFU

Data de Publicação: 08/12/2011 - 06:22

Por Vanessa

Homenagem a José Francisco Graziano da Silva será no dia 12 de dezembro
O futuro diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), José Francisco Graziano da Silva, receberá o título de Doutor “Honoris Causa” da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A cerimônia será no dia 12 de dezembro, às 20 horas, no Anfiteatro do Bloco 3Q do Campus Santa Mônica. Graziano, que atualmente é diretor da FAO para a América Latina, foi ministro de Segurança Alimentar e Combate à Fome no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, responsável pela implementação do Programa Fome Zero. O novo diretor-geral da FAO, que assumirá o cargo a partir de janeiro de 2012, graduou-se como engenheiro agrônomo, em 1972, pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP), onde também fez mestrado, em 1974, com a dissertação “Interpretação crítica dos recentes estudos sobre distribuição de renda no Brasil”. Doutorou-se pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em 1980. A tese, intitulada “Progresso técnico e força de trabalho na agricultura brasileira”, tornou-se referência para os estudos de Economia Agrícola. Graziano concluiu dois pós-doutorados - um sobre “Estudos Latino-americanos” pela University College de Londres e outro em “Estudos Ambientais” pela Universidade de Califórnia, Santa Cruz. Entre os anos de 1978 e 2010, atuou no Instituto de Economia da UNICAMP como coordenador do Núcleo de Economia Agrícola, chefe de departamento e coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente. Em 1985, obteve o título de Livre Docente e, em 1991, o de Professor Titular. O homenageado é autor de publicações vinculadas aos temas de desenvolvimento rural, segurança alimentar e economia agrária. Entre seus 25 livros, destacam-se: “Progresso técnico e relações de trabalho na agricultura”, “A modernização dolorosa – estrutura agrária, fronteira agrícola e trabalhadores rurais no Brasil”, “O que é a questão agrária”, “De bóias frias a empregados rurais”, “A nova dinâmica da agricultura brasileira” e “O novo rural brasileiro, tecnologia e agricultura familiar”, além da organização de várias coletâneas. No primeiro mandato de Lula, foi ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome, entre 2003 e 2004. Em 2004, foi criado o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para absorver as funções do Ministério Extraordinário. Nesse período, Graziano tornou-se assessor especial da Presidência da República. FAO Em 2006, José Graziano da Silva assumiu o cargo de representante regional da FAO para América Latina e Caribe, promovendo ações para o fortalecimento da agricultura familiar e do desenvolvimento rural.  Em 2011, candidatou-se ao cargo de diretor-geral da FAO. Foi eleito em 26 de junho e assumirá o cargo em 1º de janeiro de 2012. Graziano será o primeiro latino-americano a dirigir em nível mundial um organismo do sistema ONU.