Pesquisadores debatem obra de Michel Foucault

Data de Publicação: 09/12/2011 - 16:11

Por portal.dirco

“O governo da infância” é tema de colóquio nacional na UFU
“As luzes que descobriram as liberdades inventaram também as disciplinas”. Quem quer aprender um pouco mais sobre a obra de um dos mais renomados filósofos franceses do século XX pode participar do II Colóquio Nacional Michel Foucault: o governo da infância, promovido pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (FACED-UFU). O encontro será de 12 a 14 de dezembro, no anfiteatro do Bloco 3Q do Campus Santa Mônica. Professores, pesquisadores, alunos de graduação e de pós-graduação vão refletir sobre a infância e diferentes modos de concebê-la em nossa sociedade. O credenciamento poderá ser feito no dia 12, das 15 às 18 horas, no saguão do Bloco 3Q. Segundo os organizadores, a ideia é pôr em foco saberes e práticas sobre a infância, indagando-a como algo que se inventa, como uma construção histórica em suas múltiplas formas. Apenas a conferência de abertura, às 19 horas, será no anfiteatro GH do Bloco 5O. Alfredo Veiga-Neto (UFRGS/UNISINOS) vai indagar: “Por que governar a infância?”. Para o dia 13, está programada, a partir das 9 horas, a mesa redonda “Institucionalização e normalização da infância infame”. O pesquisador José Gondra (UERJ) vai abordar o tema “Estropiados, tarados, imbecis, loucos, criminosos e incapazes: o processo de normalização da casa e da escola em questão”. Lilia Lobo (UFF) vai falar sobre “O nascimento da criança anormal: a expansão da psiquiatria e dos discursos médico-pedagógicos no Brasil” e Maura Corsini (UNISINOS) sobre “ Inclusão como estratégia da governamentalidade (neo)liberal”. À noite, a partir das 20 horas, será debatido o tema “Discurso e pensamento em práticas de governo da infância”, que vai reunir os pesquisadores Julio Groppa (USP), com “Fragmentos de um discurso sobre a infância”. Sylvio Gadelha (UFC), com “Empresariamento da sociedade e governo das infâncias”, e Walter Kohan (UERJ), com “Michel Foucault, um pensamento infantil?”. “Pensamento e conduta infantil” será o tema da mesa redonda do dia 14, a partir das 9 horas. Edson Passetti (PUC-SP) vai abordar “Michel Foucault e o intelectual modulador”. Silvio Gallo (UNICAMP) vai falar sobre “O Pequeno Cidadão: a condução da infância em uma governamentalidade democrática” e Acácio Augusto (PUC-SP) sobre “Crianças e infância: anarquias e governo do que resta”. Para as 18 horas, está prevista a sessão especial “A dama de ferro, o gnomo e a infantilização”, com José Luís Câmara Leme, da Universidade Nova de Lisboa. A conferência de encerramento será às 20 horas. Margareth Rago (UNICAMP) vai falar sobre “Foucault, o onanismo e a criança”. Além das mesas redondas e conferências, também estão previstos lançamento de livro, apresentações culturais e sessões de comunicações.