Evento reúne trompetistas e trombonistas

Data de Publicação: 28/03/2012 - 17:09

Por portal.dirco

I Encontro Internacional de Metais oferece aulas e concertos; atividades acontecem no campus Santa Mônica a partir desta quinta (29/03)
“Feras” da música, como Antonio Marcos Cardoso, Heinz Karl Schwebel e João Luiz Areias, foram convidados para o I Encontro Internacional de Metais, que vai movimentar o campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) de 29 a 31 de março. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas pelo e-mail: metaisudi@gmail.com . Organizado pelos professores Alexandre Teixeira e Leandro Soares, do Curso de Música, com o apoio da Diretoria de Cultura (DICULT/UFU), o encontro é uma oportunidade para que trompetistas e trombonistas de todos os níveis participem de masterclasses – todos os dias, nos anfiteatros do Bloco 5O, das 9 às 12 horas e das 14 às 19 horas -, e de concertos – sempre às 20 horas, na Sala Camargo Guarnieri, no Bloco 3M. SERVIÇO O QUE: I Encontro Internacional de Metais de Uberlândia QUANDO: 29 a 31 de março ONDE: campus Santa Mônica. Convidados: Antonio Marcos Cardoso Doutor em Música pela Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestre em Música Brasileira pela UNIRIO. Bacharel em Trompete pela Faculdade de Música do Espírito Santo (1996). Primeiro trompete, licenciado, da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo e professor, também licenciado, da Faculdade de Música do Espírito Santo. Atua, principalmente, nos seguintes temas: recital, quinteto de metais, música de câmera, solo e trompete. Membro fundador dos quintetos BrassES e MetaES e do Grupo de Metais e Percussão da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo. Organizador dos Encontros Internacionais de Metais promovidos pela Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES). Desde abril de 2009, é professor de Trompete da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFG). Heinz Karl Schwebel Formou-se no curso de Instrumento da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre e doutor pelo New England Conservatory of Music, em Boston, Estados Unidos. Professor da Escola de Música da UFBA. Vencedor do Prêmio Braskem de Cultura e Arte (versão 2003), lançou o CD solo “Policromo – Música Moderna para Trompete”, tornando-se o primeiro trompetista brasileiro a gravar um significativo número de clássicos internacionais do repertório do século XX para trompete e piano.  João Luiz Areias Foi presidente da Associação Brasileira de Trombonistas e membro do Board of Advisers da International Trombone Association. Atua como primeiro trombone assistente da Orquestra Petrobras Sinfônica. Ocupou a cadeira de primeiro trombonista da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, de 1994 a 2006. É professor da Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atua como camerista junto ao Quinteto Música a 5, Duo Areias-Vidal ,Conjunto Música Nova, Metal Transformação, Quinteto Quinta Metálica e Quarteto Brasileiro de Trombones. Gravou o CD “Tributo a Gilberto Gagliardi”. Na Música Popular, destaca-se pela participação em musicais (Company, Ópera do Malandro, Orfeu da Conceição), gravações e espetáculos com grandes nomes da MPB, como Chico Buarque, Edu Lobo, Emílio Santiago, Fafá de Belém e Zeca Pagodinho.