Música e videogame, uma combinação vencedora

Data de Publicação: 29/03/2012 - 08:41

Por portal.dirco

Danilo aliou duas paixões – música e videogame – e explorou inusitadas sonoridades. Ele é um dos vencedores do Prêmio Destaque UFU em Iniciação Científica e Tecnológica, da Universidade Federal de Uberlândia
Realizar um mergulho nas características internas dos sons, explorando sonoridades que não poderiam ser obtidas com instrumentos musicais convencionais. Esta foi a base da pesquisa “Estratégias para o controle gestual de sons eletroacústicos em tempo-real”, desenvolvida pelo estudante Danilo Silva Aguiar, sob a orientação do professor Daniel Luís Barreiro, do curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O objetivo foi buscar soluções criativas na utilização do controlador de videogame Wiimote, da Nintendo. Os pesquisadores explicam que a música eletroacústica é composta a partir de sons gravados que, posteriormente, são transformados no computador e combinados para constituir uma obra. A tecnologia atual permite que esses sons sejam sintetizados ou transformados em tempo-real - no momento do concerto. De acordo com  Daniel Barreiro, é possível que os parâmetros de síntese e processamento sonoro sejam controlados pelos movimentos do músico, que são captados por sensores. O Wiimote foi utilizado como ferramenta porque, além de contar com diversos botões, tem uma câmera que capta sinal infravermelho e um acelerômetro – sensor que identifica movimentos e rotações. Foram criados dois aplicativos no ambiente de programação: Pure Data (Pd) - um Theremin virtual, instrumento musical eletrônico - e uma ferramenta de reprodução de amostras sonoras pré-gravadas. Segundo Barreiro, originalmente, o Theremin real gera sons através do movimento das mãos próximas a duas antenas, o que controla a frequência e a amplitude dos sons. Resultado: a expansão das potencialidades do instrumento direcionando as frequências para notas de escalas musicais específicas, o que não ocorre com o instrumento real. Já o aplicativo de reprodução de amostras pré-gravadas proporciona o disparo das mesmas através de movimentos com o Wiimote similares aos de golpe num instrumento de percussão. Com isso, é possível impor diferentes tipos de modificação nas amostras sonoras selecionadas pelo usuário. Os pesquisadores avaliam que os experimentos realizados viabilizaram novas formas de lidar com dispositivos tecnológicos. Eles concluíram que o controlador Wiimote, associado ao ambiente de programação Pure Data, constitui uma opção interessante para a implementação de instrumentos musicais digitais, proporcionando formas eficazes de controle dos sons eletroacústicos. Os resultados abrem espaço para desdobramentos do estudo,  como o mapeamento dos movimentos de dançarinos e músicos instrumentistas para o controle dos sons eletroacústicos em contextos interativos. Novos rumos O Prêmio Destaque UFU foi um incentivo a mais para que o estudante Danilo Aguiar, do 8º período do Curso de Música, siga a trajetória de pesquisador. Ideias não faltam. Ele está trabalhando em um novo controlador de videogame, o Kinect da Microsoft, que oferece maiores possibilidades de mapeamento gestual. Por isso, o planejamento de carreira inclui Mestrado e Doutorado. Mas sem abandonar o trabalho como compositor de música eletroacústica e trilhas sonoras. “A música sempre esteve presente na minha família. Meu pai é músico e, ainda criança, herdei o interesse pelo tema”, comenta. Interesse que temperado com paixão tem um resultado: talento.