Pesquisa de doutoranda da UFU é reconhecida

Data de Publicação: 19/06/2012 - 04:40

Por portal.dirco

Biossensor identifica vírus de forma rápida, com baixo custo, e contribui no diagnóstico precoce de várias doenças
O trabalho de pesquisa de Renata Alves Balvedi, doutoranda do Instituto de Genética e Bioquímica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi premiado e reconhecido no Congresso Nacional de Química, onde foram apresentados cerca de 2 mil estudos. Renata desenvolveu um biossensor que identifica a presença do Epstein-Barr, um vírus que infecta indivíduos na fase adulta e provoca patologias como tonsilites, leucoplasia, linfomas, carcinomas e doenças auto-imunes do tipo lúpus e esclerose múltipla. O equipamento se assemelha ao utilizado para verificar o índice glicêmico em diabéticos. Testes feitos com amostras sintéticas demonstraram vantagens pelo curto tempo de análise, baixo custo financeiro e dispensa de mão de obra qualificada. O biossensor desenvolvido na UFU tem impacto direto sobre a demanda do Sistema Único de Saúde, visto que, no futuro, poderá ser utilizado em bancos de sangue para controle de amostras em hospitais e também ensaio rápido de doenças infecciosas e genéticas. A próxima etapa da pesquisa tenta quantificar o vírus em material humano (sangue e saliva) e para isso é necessária a permissão do Comitê de Ética. A expectativa é concluir esta fase, até o fim de 2012. Feliz com a descoberta e com o reconhecimento de seu estudo a doutoranda Renata destaca: “Dedicar à Ciência é trabalhar para o próximo. Muito me alegra imaginar quantas pessoas poderão ter mais qualidade de vida com a identificação rápida deste vírus causador de várias doenças”.