Estudantes do Campus de Monte Carmelo fazem primeira participação em congresso

Data de Publicação: 03/09/2012 - 07:29

Por Vanessa

Estudantes do curso de Agronomia que pesquisaram fungos benéficos para cafeeiros participarão da FERTBIO, em Maceió (AL)
Alunos do 3º período do curso de Agronomia do campus Monte Carmelo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), vão apresentar, durante a FERTBIO 2012, o resultado de suas pesquisas com fungos benéficos, presentes no solo de áreas de cafeicultura. O evento reunirá, em setembro, pesquisadores da área de nutrição de plantas e da fertilidade, microbiologia e biologia do solo. O trabalho, intitulado “Avaliação da População de Fungos Micorrízicos Arbusculares (FMA) na Rizosfera de Cafeeiros Cultivados na Região Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil’ envolveu, além de alunos da primeira turma do curso de Agronomia, professores dos institutos de Química (IQ), de Ciências Agrária (ICIAG) e de Ciências Biomédicas (ICBIM) e de um pesquisador da EMBRAPA Cerrados, de Brasília. O professor Edmar I. Melo (IQ), que coordenou a atividade juntamente com a professora Vanessa Spini (ICBIM), destaca a relevância da apresentação do estudo para o Campus de Monte Carmelo. “Já começa a se formar uma massa crítica de alunos envolvidos com pesquisa, mesmo em um campus ainda em estruturação”, observa. Desde o início de 2011 a UFU oferece em Monte Carmelo, a 107 km de Uberlândia, os cursos de Agronomia, de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica e de Sistemas de Informação. A FERTBIO 2012, promovida pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, juntamente com a Universidade Federal de Alagoas, será realizada de 17 a 21 de setembro, em Maceió (AL). O tema central do evento neste ano é “A responsabilidade Socioambiental da Pesquisa Agrícola”.