Semana da Consciência Negra é comemorada em Uberlândia com Festival Nacional da Arte Capoeira

Data de Publicação: 13/11/2012 - 11:44

Por Mariana

Evento acontece nos dias 14 e 17 de novembro e tem o apoio da UFU
Nos dias 14 e 17 de novembro, Uberlândia vai receber o Festival Nacional da Arte Capoeira, realizado pela associação Abadá-Capoeira com o apoio da Universidade Federal de Uberlândia. A abertura do evento será na quarta-feira, às 19h, no Centro Cultural Graça do Axé, localizado na Avenida Cesário Crosara, 4187, Bairro Roosevelt. Já no sábado, o encontro acontece no Centro de Convivência do campus Santa Mônica da UFU, a partir das 17h. O objetivo do evento é divulgar a cultura capoeira e comemorar a Semana Nacional da Consciência Negra. O evento é realizado anualmente em Uberlândia e conta com a participação de capoeiristas de outras regiões, promovendo a troca de experiências.  “A capoeira promove o resgate social, principalmente para a população que vive em áreas periféricas e em situação de risco social. O esporte é uma ferramenta de resgate da autoestima e da inserção um grupo”, revela Atan Gonçalves de Sousa, conhecido como Sardinha, instrutor de capoeira e organizador do evento, No primeiro dia de evento, haverá debates sobre temas como Lei da Igualdade Racial e sobre a associação errônea que algumas pessoas fazem entre capoeira e religião, além de roda de capoeira. O instrutor acrescenta que “a capoeira é um esporte muito simbólico, pois representa uma cultura de resistência. Essa arte marcial resistiu à proibição, na década de 1890, e ao preconceito que, infelizmente, persiste ainda hoje”. No dia 17, será realizado o ritual de iniciação dos novos alunos e a troca de faixa dos veteranos, com demonstrações artísticas. “O mais interessante na capoeira é que ela é um esporte completo e que envolve diversas artes, como canto, dança e a própria luta”, afirma Atan. O grupo Abadá-Capoeira foi fundado em Uberlândia em 1988, ano do centenário da abolição da escravatura no Brasil. Atualmente, cerca de 400 pessoas são atendidas por projetos que são realizados em parceria com a UFU, com a prefeitura e com ONGs de Uberlândia. Geralmente, são realizadas três aulas por semana e a participação é gratuita é voltada para todas as idades. A única exigência é que as crianças e adolescentes frequentem a escola.  Informações sobre o evento ou sobre como participar do projeto nos telefones: (34) 9266 9474 / 8819 5869 / 9953 5157.