UFU divulga Pesquisa do Comércio Varejista de Uberlândia

Data de Publicação: 23/11/2012 - 12:58

Por Marco Cavalcanti

Desempenho do segmento no município foi melhor que resultados do Estado e do Brasil
O desempenho do comércio varejista de Uberlândia no mês de setembro aponta um índice de crescimento de 18,35% comparado com igual período do ano passado. O número é superior aos resultados apontados em pesquisas da mesma natureza para Minas Gerais (1,1%) e Brasil (3,7%). Este destaque faz parte de uma pesquisa divulgada hoje (23) pelo Centro de Estudos e Pesquisas Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (CEPES/UFU). Nessa edição, 190 comerciantes responderam aos questionários. Além disso, o estudo considera informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e da Receita Estadual, para analisar as variáveis: faturamento, estoque, preço, meios de pagamento, inadimplência, emprego e salários. A pesquisa aponta leve queda no preço de aquisição das mercadorias por parte dos comerciantes, diminuição da inadimplência e estabilidade de salários e emprego. A expectativa de empresários do setor é positiva e o aumento dos estoques reforça este otimismo para outubro. O Dia das Crianças, considerada uma das melhores datas para o varejo, contribuirá de forma significativa para que esta possibilidade se concretize. E a partir do mês que vem, a expectativa de crescimento das vendas ganha o reforço da proximidade do Natal e do volume extra de dinheiro do 13º salário que é injetado no mercado. Com esta divulgação, a UFU celebra um ano neste projeto, que tem a parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberlândia. Para a economista Darcilene Gomes, a pesquisa é uma espécie de termômetro que permite compreender a logística de em segmento que tem grande importância para o Município. “Este trabalho é único num raio de quase 600 quilômetros. Com isso, a UFU cumpre o papel social de levar a ciência e o conhecimento para fora dos muros da academia”, disse. A pesquisa completa está disponível em www.ie.ufu.br.