A medicalização do fracasso escolar é um dos temas

Data de Publicação: 04/12/2012 - 06:26

Por Vanessa

Pesquisadores refletem sobre a educação inclusiva e discutem assuntos como Transtornos Globais do Desenvolvimento
“As políticas públicas de educação especial em tempos de educação inclusiva: formação e atendimento educacional especializado” - este é o tema de abertura do V Seminário Nacional de Educação Especial e IV Encontro de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar que a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) promove de 5 a 7 de dezembro, no Bloco 5 O, do Campus Santa Mônica. A palestra da professora Lazara Cristina da Silva, coordenadora do Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial (Cepae-UFU), está marcada para começar às 10h30. A ideia dos organizadores, ligados à Faculdade de Educação e ao Instituto de Psicologia, é proporcionar um espaço de reflexão sobre a educação inclusiva na atualidade, buscando práticas educativas e pedagógicas que contribuam com o cotidiano dos profissionais de instituições públicas e/ou filantrópicas. Outro objetivo é proporcionar aos docentes, técnicos e alunos da UFU um espaço para inserção no debate sobre essa temática. No dia 5, às 14 horas, as professoras Mônica Pereira dos Santos (UFRJ) e Adriana da Silva Thoma (UFRGS) participam da mesa-redonda “A formação de professores e a educação inclusiva/realidade e desafios da educação básica à educação superior”. Às 16h30, Cleonice Alves Bosa (UFRGS) fala sobre “O processo de escolarização das pessoas com Transtornos Globais do Desenvolvimento e o AEE (Atendimento Educacional Especializado): desafios e possibilidades”. Para o dia 6, às 8 horas, está programada a mesa-redonda “A medicalização do fracasso escolar”, com Maria Helena do Rego Monteiro de Abreu, do Conselho Regional de Psicologia (CRP/RJ), e Beatriz de Paula Souza (USP). Às 10h30, a pesquisadora Suzana Graciela Pérez Barrera Pérez aborda o tema “A educação das pessoas com Altas Habilidades/Superdotação no contexto da educação”. Às 14 horas, começa a mesa-redonda “O processo de escolarização das pessoas cegas e com baixa visão e o AEE: a realidade e as possibilidades”, que vai reunir Cecilia Guarnieri Batista (Unicamp) e João Roberto Franco (Fundação Educacional de Araçatuba/FEA). Em seguida, às 16h30, Carlos Henrique Rodrigues (UFJF) e Lucyenne Matos da Costa Vieira Machado (UFES) discutem “Tradutor intérprete de Língua de Sinais no contexto educacional: desafios e possibilidades”. No dia 7, às 8 horas, a pesquisadora Maura Corcini Lopes (Unisinos) faz uma palestra sobre “O processo de escolarização das pessoas surdas e o atendimento educacional especializado”. Para as 10h30, está programada a mesa-redonda “O processo de escolarização das pessoas com deficiência mental e o AEE: realidade e possibilidades”, com Carla Biancha Angelucci (Mackenzine) e Juliene Madureira Ferreira (Eseba/UFU). Os trabalhos científicos vão ser apresentados a partir das 14 horas. No encerramento, às 19h30, o pesquisador Alfredo José da Veiga-Neto faz a conferência “As diferenças e a diversidade na educação inclusiva”.