Professores e estudantes de Medicina da UFU debatem câncer de pulmão

Data de Publicação: 14/12/2012 - 07:38

Por Eric Dayson

Objetivo é atualizar conhecimentos sobre epidemiologia, diagnóstico, manifestações clínicas e tratamento
Estudantes e professores do curso de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) participam sábado (15) do I Encontro sobre Câncer - Módulo Câncer de Pulmão. Eles se reúnem das 8 às 13 horas, no Auditório do Bloco 2A, do Campus Umuarama, para atualizar conhecimentos sobre epidemiologia, diagnóstico, manifestações clínicas e tratamento de câncer de pulmão. Às 8 horas, os participantes vão conhecer os trabalhos realizados pela Liga de Apoio ao Paciente com Câncer. Em seguida, começa a “Mesa de prevenção”, coordenada pela médica Zaíra Medeiros Loureiro. O pneumologista Ricardo Luiz Diniz dos Santos vai responder à pergunta “Como fazer a prevenção primária do câncer de pulmão?”. O pneumologista Emílio Oliveira vai falar sobre “O diagnóstico precoce do câncer de pulmão”. O assunto vai ser debatido com o cancerologista Rodolfo Gadia. Na “Mesa de propedêutica e diagnóstico”, coordenada pelo radioterapeuta Eurípedes Rodrigues Barra, vão ser abordadas as questões: “Quais as variações histológicas e implicações clínicas no câncer de pulmão?”, pela patologista Ana Cristina Araújo Lemos da Silva, e “Quais os exames necessários para o estadiamento do câncer de pulmão?”, pelo professor de pneumologia Thulio Marquez Cunha. O debatedor convidado é o residente de cancerologia Fernando Maciel Barbosa. Na “Mesa de tratamento cirúrgico”, coordenada pelo cirurgião torácico Cezar Augusto dos Santos, vão ser tratados os assuntos: “Quando indico a cirurgia no câncer de pulmão?”, pelo cirurgião torácico Vivaldi F. Lobato, e “Quando NÃO indico a cirurgia no câncer de pulmão quais as propostas cirúrgicas paliativas?”, pelo cirurgião torácico Jorge Fernando Mamede Moreira. O debatedor é o cirurgião oncológico Paulo Henrique de Sousa Fernandes.Na “Mesa de radioterapia”, coordenada pelo radioterapeuta Fredstone Rodrigues da Cunha, a radioterapeuta Ludmila Siqueira vai responder aos questionamentos: “Quando indico a radioterapia no câncer de pulmão?” e “Quando NÃO indico, quais as propostas paliativas da radioterapia no câncer de pulmão?”. Os debatedores são os radioterapeutas André Guimarães Gouveia e Claudia Helena Tavares. Na “Mesa de quimioterapia”, coordenada pelo radioterapeuta Leonardo Estevão Rodrigues da Cunha, vão ser discutidos os temas: “Quando indico a quimioterapia adjuvante no câncer de pulmão?”, pelo cancerologista Rafael Scandiuzzi, “Quando indico a quimioterapia paliativa no câncer de pulmão?”, pela cancerologista Valeria Ribeiro Lopes, e “Quando indico o uso de inibidores de tirosina quinase no câncer de pulmão?”, pelo cancerologista Amândio Soares Fernandes Junior. Um representante da Roche vai falar sobre “Terapia alvo no câncer de pulmão”. O debatedor é o cancerologista Glauco Costa Silveira. Na “Mesa de casos clínicos”, coordenada pela presidente da Liga de Apoio ao Paciente com Câncer, Anne Kelly Azevedo Kyl, as residentes de cancerologia Márcia Rachel da Fonseca e Daniella Ramone Massaro vão apresentar casos clínicos. O debatedor é o cirurgião torácico Rodrigo Miquelanti Melo. EstimativaSegundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), devem ser registrados este ano, no Brasil, 518.510 casos novos de câncer (257.870 em homens e 260.640 em mulheres). O câncer de pele do tipo não melanoma (134 mil casos novos) será o mais incidente na população brasileira, seguido pelos tumores de próstata (60 mil), mama feminina (53 mil), cólon e reto (30 mil), pulmão (27 mil), estômago (20 mil) e colo do útero (18 mil).