Vice-reitor da UFU e diretores do Hospital de Clínicas são empossados

Data de Publicação: 21/01/2013 - 21:26

Por maite

Cerimônia foi realizada na segunda-feira (21/01), no campus Santa Mônica
O vice-reitor eleito da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Eduardo Nunes Guimarães,  e os diretores eleitos do Hospital de Clínicas de Uberlândia (HCU/UFU), Miguel Tanús Jorge (diretor Geral), André Luiz Gomes Penido (diretor de Serviços Administrativos) e Durval Veloso Silva (diretor de Enfermagem), tomaram posse dos cargos na noite desta segunda-feira, 21/01. A solenidade foi realizada no Anfiteatro do Bloco 3Q, no campus Santa Mônica. Clique aqui para ver a galeria de imagens. Além dos empossados, compuseram a mesa o reitor, Elmiro Santos Resende, o ex-vice-reitor, Darizon Alves de Andrade, e o ex-diretor geral do HCU, Luzmar de Paula Faria. Autoridades, ex-reitores, professores, técnicos administrativos, alunos e familiares lotaram o anfiteatro para prestigiar os novos gestores. Os convidados foram presenteados com a apresentação do Coral da UFU, sob a regência de Edmar Ferretti. Para o vice-reitor, a vitória na eleição representa o reconhecimento de uma trajetória de dedicação ao ensino e à universidade, mas, mais do que isso, materializa o desejo de mudança, por parte  da comunidade acadêmica, na UFU e no papel que a universidade desempenha na sociedade. “A UFU mudou de patamar na última década. Mas o futuro nos reserva novos desafios, como consolidar os campus fora de sede, fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão, investir em amplas bibliotecas, construir uma comunicação mais transparente e dialógica e implantar uma moderna tecnologia da informação”, enumera. O reitor lembrou os oito meses de campanha ao lado do vice, em que ambos percorrem os setores da universidade sonhando com soluções para os problemas com os quais se depararam. “Não devemos nos esquecer dos nossos compromissos maiores: hamanizar as relações de trabalho, democratizar a gestão e buscar a qualidade das ações para diminuir as desigualdades sociais”, diz, convocando a nova gestão e toda a comunidade universitária a se engajarem nesse propósito. A grande importância do HCU para o ensino, a pesquisa e o atendimento à população de Uberlândia e região foi destacada pelo diretor geral empossado. “Queremos que o hospital seja um local onde familiares e amigos sejam atendidos com respeito e segurança. Cuidar do HC é cuidar de um bem público”, diz Miguel Tanús. O reitor, que por mais de 30 anos trabalhou no HC, disse considerá-lo sua própria casa. “O HC enfrenta problemas de ordem estrutural e financeira, inseridos na crise do complexo sistema de saúde que é o SUS. Essa crise deve servir de oportunidade para desenvolvermos o que sonhamos para esse sistema, pois é ele que permite minimizar a indigência na saúde”. Elmiro ainda lembrou que o hospital deve sempre estar inserido no ensino e na pesquisa, pois dele dependem os novos métodos de tratamento para minimizar o sofrimento das pessoas.