Gestores da UFU vão a Patos de Minas para consolidação do Campus

Data de Publicação: 07/02/2013 - 14:35

Por Marco Cavalcanti

Administração se reuniu com servidores e com o prefeito municipal
A administração da Universidade Federal de Uberlândia “se transferiu” por um dia para o Campus Patos de Minas, na última quarta-feira, 6 de janeiro. Uma equipe formada pelo reitor, pelo vice-reitor, por quatro dos cinco pró-reitores e pelo prefeito universitário se reuniu com servidores da Universidade e com o prefeito municipal visando a consolidação do campus na cidade da região do Alto Paranaíba. Pela manhã, os gestores ouviram as demandas da comunidade acadêmica, representada por um grupo de 25 pessoas, entre técnicos administrativos e docentes – incluindo os coordenadores dos três cursos de graduação oferecidos no Campus: Biotecnologia, Engenharia de Alimentos e Engenharia de Eletrônica e Telecomunicações. Foram abordadas questões que envolvem as condições básicas de trabalho, como infraestrutura, orçamento, recursos humanos, estabelecimento de um fluxo de informações, representatividade nas decisões, desenvolvimento de projetos de pesquisa e de extensão, incentivo à capacitação de pessoal, entre outros.  “A gente estava aguardando ansiosamente a vinda da equipe da nova gestão da Universidade para nos dar um Norte de como vai ser essa gestão. Nós fizemos várias colocações para todas as pró-reitorias e acreditamos que serão tomadas as providências e com certeza farão com que a Universidade cresça ainda mais, em Patos de Minas”, afirmou Cilésia Pereira, servidora lotada na Pró-reitoria de Graduação em Patos. No entanto, o vice-reitor, Eduardo Guimarães, destacou que o objetivo é não só ouvir a comunidade acadêmica, mas envolvê-la nas discussões das soluções para as dificuldades. “Para administrar a UFU, além das representações nos conselhos, temos as diversas comissões. Nós estamos nos comprometendo a fazer uma proposta de administração mais democrática”, lembrou. À tarde, na Prefeitura Municipal, os gestores da UFU receberam do prefeito Pedro Lucas e seu vice, Sandro Ângelo — empossados no início de janeiro deste ano —, o apoio para a consolidação do campus na cidade. “Sem sombra de dúvida, essa é a nossa vontade. Essa administração pública tem a UFU como um grande patrimônio. E nós não podemos abrir mão dessa parceria com a reitoria da Universidade Federal de Uberlândia”, disse. “Tenho certeza que, a partir dessa vinda de vocês a Patos de Minas, trazendo essa vontade de fortalecer os laços entre a Universidade e o Município, muito ganha o ensino e, acima de tudo, vai despreocupar a população. Eu sempre disse e repito: a UFU é um patrimônio do povo de Patos de Minas”, enfatizou o prefeito. Para o professor Elmiro Santos, reitor da UFU, a ida a Patos de Minas foi muito produtiva. Ele destacou a interlocução com a comunidade UFU em Patos e o esforço da nova gestão municipal para ajudar a superar as dificuldades do processo de implantação do campus. “A negociação está reaberta e nós reafirmamos a posição: a UFU vem para Patos para ficar. Ela não vai sair daqui e podem ficar todos muito tranquilos, inclusive os estudantes, professores e técnicos que aqui trabalham e toda a população da cidade e da região”, garantiu o reitor. Enquanto as instalações próprias da UFU não ficam prontas, as atividades administrativas e acadêmicas são realizadas no Palácio Dona Filomena de Macedo Melo (antiga sede da Prefeitura) e no Campus do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Atualmente, estão matriculados nos três cursos da UFU em Patos cerca de 280 alunos.