Começam as atividades do Programa Pacto em Uberlândia

Data de Publicação: 15/02/2013 - 15:57

Por Marco Cavalcanti

A UFU coordenará as atividades na região
Erick Dayson Uma solenidade na segunda-feira (18/02), no auditório do bloco 3Q, do campus Santa Mônica, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), marcou a abertura do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, em Uberlândia. Neste primeiro momento será oferecida capacitação para orientadores das redes municipal e estadual de ensino com duração de 40 horas. Ao longo do ano, serão oferecidos outros cinco encontros. Selma Borges veio de Iturama e acredita que o Projeto é uma iniciativa excelente para tentar amortizar o déficit na área da educação. Para Selma, a parceria entre pais e escola é fundamental no processo educacional. “Nós temos que acreditar no melhor. Ter pensamento positivo e contar com a participação da família”, comenta. Essa formação continuada de alfabetizadores tem como objetivo apoiar todos os professores que atuam no ciclo de alfabetização, incluindo os das turmas multisseriadas e multietapa, a planejarem as aulas e a usarem, de modo articulado, os materiais e as referências curriculares e pedagógicas ofertados pelo MEC às redes que aderirem ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e desenvolverem as ações desse Pacto.  “Nós estaremos formando os orientadores de estudo que vão para os seus municípios de origem formar os professores de alfabetização”, explica Valéria Lacerda, professora do curso de pedagogia da UFU e coordenadora adjunta do Programa. De acordo com a professora, o Pacto é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Marcélia Figueiredo trabalha na Secretaria de Educação de Arapuá e ressalta que o Brasil precisa de cursos de capacitação para melhorar o conhecimento e o letramento de crianças. Ao ser questionada sobre a contribuição do projeto para diminuir o envolvimento desses alunos com drogas, violência e prostituição, Marcélia conclui: “A criança alfabetizada tem mais argumentos para sair desse mundo que tanto a prejudica.” Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a: alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática; realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental e, no caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.