Programa Inglês sem Fronteira, do MEC, oferecerá curso online gratuito

Data de Publicação: 14/03/2013 - 11:01

Por maite

Podem participar estudantes de graduação e pós-graduação
Maitê Gugel  O conhecimento da língua inglesa é requisito importante para a realização de estudos científicos, além de o idioma ser comumente exigido em cursos de graduação e pós-graduação no exterior. Para incentivar o aprendizado do idioma inglês, bem como propiciar uma mudança abrangente e estruturante no ensino de idiomas estrangeiros nas universidades do País, o Ministério da Educação (MEC) criou o Programa Inglês sem Fronteiras (IsF). Uma das ações do programa é o curso My English Online, oferecido gratuitamente via internet pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O curso contempla desde o nível mais básico até os níveis mais avançados da língua inglesa, preparando o estudante para os exames solicitados para admissão em instituições acadêmicas no exterior, como o TOEFL, FCE ou CAE. O cadastro deve ser feito pelo site http://www.myenglishonline.com.br/. Podem participar do curso estudantes que estejam matriculados em curso de graduação em instituição pública ou alunos que estejam cursando curso superior em instituição privada que tenham obtido médio igual ou superior a 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Além disso, se enquadram no Inglês sem Fronteiras estudantes de pós-graduação de programas recomendados pela CAPES. Outra ação do programa é oferecer testes de nivelamento/proficiência TOEFL ITP a ser aplicado pelas instituições de ensino superior. A agenda de aplicações poderá ser visualizada no site http://isf.mec.gov.br/ assim que for disponibilizada.  Isso porque várias instituições estrangeiras que oferecem oportunidades de aperfeiçoamento científico exigem que o pesquisador comprove seus conhecimentos da língua inglesa por meio de exames como o TOEFL, FCE ou CAE. Os estudantes de graduação das universidades federais, elegíveis para o Programa Ciência sem Fronteiras, terão adicionalmente acesso a cursos de inglês ofertados de forma intensiva pelas instituições de ensino superior que tiverem projetos aprovados no edital que será lançado ainda este mês.