Encontro vai discutir o acolhimento de crianças

Data de Publicação: 05/04/2013 - 14:20

Por Vanessa

Durante o evento será lançada a cartilha "De mãos dadas: diretrizes para o voluntário legal"
Eliane Moreira O Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (PGPSI/UFU) promove na sexta-feira, 12/04, o I Encontro Mineiro das Instituições de Acolhimento: contribuições da Psicologia.  A proposta, segundo a professora Célia Vectore do Instituto de Psicologia, é “promover a interlocução com o Poder Judiciário e com estudos desenvolvidos no âmbito do curso de Psicologia, em especial, nas pesquisas realizadas no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFU, evidenciando alguns aspectos que podem contribuir para um acolhimento de melhor qualidade”. O Encontro prevê a realização de mesa redonda com a participação de professores do Instituto, do promotor público Jadir Souza e da juíza de direito Édila Manosso; curso de preparação de acolhimento de voluntários; além do lançamento da cartilha "De mãos dadas: diretrizes para o voluntário legal", que vai orientar voluntários, quanto ao funcionamento das instituições de acolhimento e como apadrinhar crianças. A cartilha contém 20 páginas e foi elaborada pelo PGPSI. O exemplar será distribuído nas instituições de acolhimento.  As atividades serão realizadas no Anfiteatro do bloco 5RC, no campus Santa Mônica. Acesse aqui programação. O evento é aberto ao público. As inscrições devem ser feitas na quinta-feira, 11/04, das 9 às 11 horas e das 13 às 16 horas, no bloco 6T, sala 02, campus Umuarama. Haverá emissão de certificado aos participantes. Mais informações pelo telefone (34) 3218-2104. Instituições de acolhimento O acolhimento de crianças em instituições ocorre quando se torna inviável a presença da criança em sua família de origem. “Os motivos para aplicação de tal medida extrema, vão desde a constatação de maus tratos, aos abusos de diversas ordens, abandonos até situação de pobreza, sendo que neste último caso não deveria ser indicado um procedimento dessa natureza. É importante salientar que se trata de uma medida que deveria ser temporária, porém na prática, a institucionalização se perpetua por um longo tempo”, ressalta Célia Vectore. A professora lembra ainda que “nesse sentido, as instituições de acolhimento têm um papel fundamental no desenrolar do desenvolvimento da criança e acredita-se que possa se constituir efetivamente num contexto de desenvolvimento, desde que haja qualidade no serviço lá oferecido”, explica.