Esclarecimentos sobre reivindicações do curso de Fisioterapia

Data de Publicação: 12/07/2013 - 13:42

Por Marco Cavalcanti

A Reitoria da Universidade Federal de Uberlândia e a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) reconhecem que os alunos reivindicam soluções, com certa razão, para os problemas enfrentados pelo curso de Fisioterapia. Para a administração, as questões não são novas e, pelo diagnóstico atual, essas vêm se agravando desde quando o curso foi aprovado pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), há quatro anos. Conforme parâmetro estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC), para cada 15 alunos é previsto a contratação de um professor. Na situação atual, o curso de Fisioterapia tem, em média, 240 alunos e 12 professores, sendo seis efetivos e seis temporários. Esses últimos têm contrato até 31 de outubro. Houve uma reunião ampliada hoje com a participação de representantes da Reitoria, da Prograd, da Pró-reitoria de Recursos Humanos (Proreh), de alunos e de coordenadores do curso de Fisioterapia, na qual foi esclarecido que a Clínica de Fisioterapia já está em vias finais para licitação. Convidou-se também a Faculdade de Educação Física, responsável pelo curso, para participar de uma reunião junto ao MEC agendada para a próxima semana. Desta reunião, em Brasília, também participará um representante discente. O assunto a ser tratado é a recomposição do quadro de professores e os demais encaminhamentos ao bom funcionamento do curso.