Comissão vai analisar Saúde em Ituiutaba para criação de curso de Medicina no Pontal

Data de Publicação: 06/09/2013 - 16:06

Por Marco Cavalcanti

Reunião na Reitoria teve participação do prefeito de Ituiutaba
Marco Cavalcanti Na tarde desta sexta-feira, 6 de setembro, o reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Elmiro Santos Resende recebeu o prefeito de Ituiutaba, Luiz Pedro Correa da Carmo, para tratar de questões gerais relacionadas à Faculdade de Ciências do Pontal, no Campus Pontal, em Ituiutaba. Na pauta da reunião estava a formação de uma comissão para analisar a situação dos serviços de saúde oferecidos na cidade do Pontal do Triângulo Mineiro visando à criação de um curso de Medicina. Por enquanto não há nenhuma autorização para o funcionamento de um curso de Medicina em Ituiutaba, informou o reitor. “Enquanto não tiver um diagnóstico, um Projeto Pedagógico, a aprovação do Conselho Universitário, não se pode fazer nada”, esclareceu Elmiro Santos.  “O trabalho da comissão é fazer um diagnóstico do sistema de saúde de Ituiutaba”, afirma Rosuíta Fratari Bonito, docente da Faculdade de Medicina da UFU que participou da reunião. Ela cita, como exemplo de itens a serem analisados, a qualidade dos serviços prestados, os investimentos, a satisfação dos usuários etc. “Isso permitirá, ao Ministério da Educação, uma análise muito mais concreta, e verificarmos a possibilidade, ou não, de criação do curso de Medicina [em Ituiutaba]”, afirmou Elmiro Resende. Após o diagnóstico da situação da saúde no município pela comissão – a ser formada por representantes da Universidade, da Prefeitura de Ituiutaba e de entidades de classe – deverá ser desenvolvido um projeto pedagógico para o curso. Em seguida, o projeto será submetido à Facip e, posteriormente, ao Conselho Universitário.  “Até lá haverá uma discussão ampla” informou o reitor, reiterando que o curso de Medicina só pode ser criado “com autorização específica do MEC”.   Também participaram da reunião representantes da Associação Comercial de Ituiutaba, pró-reitores e o prefeito universitário da UFU.