Comissão Própria de Avaliação participa de Encontro Nacional

Data de Publicação: 13/09/2013 - 08:47

Por elianemoreira@dirco.ufu.br

Evento será nos dias 19 e 20 de setembro
Colaboração:  Comissão Própria de Avaliação A Comissão Própria de Avaliação - CPA da Universidade Federal de Uberlândia - UFU participa de 19 a 20 de setembro, em São Paulo, do “II Encontro Nacional de CPAs: os desafios e as possibilidades de responder aos conflitos entre a avaliação e a regulação do ensino superior” A proposta é que os participantes conheçam as ações efetivas para o aprimoramento constante das CPAs e de suas atividades, além de contribuir com o efetivo aproveitamento dos resultados obtidos pelas Comissões. As CPAs são órgãos instituídos nos termos do artigo 11, da Lei nº 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que preconiza que toda instituição de nível educacional superior, pública ou privada, constituirá uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), com as atribuições de conduzir os processos de avaliação internos da instituição. O objetivo é identificar o seu perfil e o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, como cursos, programas, projetos e outros setores, considerando, obrigatoriamente, as dez dimensões institucionais: missão e plano de desenvolvimento institucional; política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão; responsabilidade social; comunicação com a sociedade; políticas de pessoal; organização e gestão da instituição; infraestrutura física; planejamento e avaliação; políticas de atendimento aos estudantes e sustentabilidade financeira. No evento, representarão a CPA/UFU a atual coordenadora, Professora Maria Lúcia Bento, e a ex-coordenadora, gestão maio/2010 a março/2013, Professora Sezimária de Fátima Pereira Saramago, que apresentará o trabalho desenvolvido pela CPA-UFU no período de 2010 a 2012: “Universidade Federal de Uberlândia: Caderno de Respostas - uma estratégia para incentivar a participação na autoavaliação institucional”.