UFU tem equipe na final brasileira da Maratona de Programação

Data de Publicação: 16/10/2013 - 12:24

Por Marco Cavalcanti

Competição será realizada nos dias 8 e 9 de novembro, em Uberlândia
Marco Cavalcanti Uma equipe formada por dois alunos do curso de Engenharia Elétrica e um de Ciência da Computação da UFU foi classificada para a final brasileira da Maratona de Computação. A competição ocorrerá nos dias 8 e 9 de novembro, pela primeira vez em Uberlândia, na Universidade Algar (UniAlgar). As seletivas regionais foram realizadas no dia 14 de setembro. A Maratona de Programação é promovida anualmente em duas etapas (seletivas regionais e final) pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e existe desde o ano de 1996. A partir de 2006 o evento passou a ser realizado em parceria com a Fundação Carlos Chagas. A maratona serve de “peneira” para o International Collegiate Programming Contest – o mais prestigiado e mais antigo concurso de programação do mundo –, organizado pela Association for Computing Machinery (ACM). A competição mundial será realizada na Rússia, de 22 a 26 de junho de 2014. A competição da SBC ocorre entre equipes de três alunos matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação. Cada grupo recebe um computador e uma lista de problemas que devem ser resolvidos com a criação de programas. Vence o time que resolver o maior número de problemas, no menor tempo e com o menor número de penalidades. Nas seletivas regionais, realizadas no dia 14 de setembro, foram classificadas para a fase final 60 equipes, sendo cinco da sede de Uberlândia: Starters Edition e In rand() we trust! (ambas da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG), Coelhos de dentes afiados (UFU), Modus Ponens Malditos (Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM) e Avengers (Faculdade Politécnica de Uberlândia - FPU). Em todo o Brasil, inscreveram-se para a primeira etapa 585 equipes em 39 sedes, envolvendo 182 faculdades ou universidades. Na seletiva de Uberlândia competiram 65 times das cidades de Uberaba, Patos de Minas, Monte Carmelo, Ituiutaba, Rio Paranaíba e Paracatu, além da UFMG. Como observa o professor Luiz Cláudio Teodoro, da Faculdade de Engenharia Elétrica da UFU e técnico da Coelhos de dentes afiados, a competição incentiva a busca de novas soluções de software, promove a criatividade e a capacidade de trabalhar em equipe e desenvolve a habilidade de resolver problemas sob pressão. “De ano para ano temos observado que as instituições, e principalmente as grandes empresas da área, têm valorizado os alunos que participam da maratona”, afirma. "É fato que as maratonas de programação acabam revelando talentos excepcionais na área da computação e, no fundo, muitas empresas estão em busca disso”, acrescenta o professor do curso de Sistemas Informação do Campus Monte Carmelo, Victor Sobreira. O campus teve três equipes participando da maratona – uma delas se destacou como a segunda melhor da UFU. Sobreira destaca, no entanto, outros benefícios para os alunos que participam do evento. Entre eles estão a obtenção de um senso prático sobre como resolver problemas pela criação de programas de computador, a melhoria na capacidade de análise e abstração de informações relevantes a partir de um problema, o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e, finalmente, a melhoraria em suas habilidades de programação.   A final da maratona deste ano também conta com o apoio da Algar Telecom, do Facebook e da Unitri. Mais informações podem ser obtidas no endereço www.maratona.algartelecom.com.br.