Pular para o conteúdo principal
Acesso Rápido
Política de Comunicação
Contato
Funcionalidades do Site
Alto Contraste
text_decrease
hdr_auto
text_increase
Portal de Notícias da UFU
Universidade Federal de Uberlândia
Texto da pesquisa
Portal de Notícias da UFU
Portal Comunica UFU
Institucional
Expediente
Editorias
Acontece na UFU
Comunica Ciência
-- Coluna de Ciência
-- Leia Cientistas
-- Rede de Divulgadores da Ciência
-- #CiênciaResponde
Educação Básica
-- Jornal Diário de Idéias
Educação Profissional e Tecnológica
Comunicados
Mídias
UFU em Imagens
UFU em Vídeos
Podcasts
Eventos
Seção Memória
Histórico de Eventos
Histórico de Jornal da UFU
Histórico de Notícias
Podcast Comunica UFU
UFU no Plural
Solicitar divulgação
Contato
Docência universitária é tema de curso na UFU
Docência universitária é tema de curso na UFU
Data de Publicação: 23/10/2013 - 14:15
Por Dielen Borges
O objetivo é discutir a prática do professor de ensino superior
Diélen Borges Professores da UFU se encontraram para refletirem sobre a prática em sala de aula, nesta quarta-feira (23), no Curso de Docência Universitária, promovido pela Divisão de Formação Docente (DIFDO), da Diretoria de Ensino (DIREN) da Pró-Reitoria de Graduação da UFU. Foi o primeiro de oito encontros programados para as tardes de quarta-feira (das 13h30 às 17h30), na sala 104 do bloco D, Campus Santa Mônica, que acontecerão até o dia 11 de dezembro. A diretora da DIREN, professora Geovana Melo, explica que os professores universitários são formados em cursos de pós-graduação que privilegiam a formação do pesquisador, aprofundando-se pouco na prática docente. Mas a universidade, conforme a professora, é constituída pelo tripé ensino, pesquisa e extensão, de modo que o docente efetivado precisa atuar diretamente no processo de aprendizagem. Entre os temas abordados no Curso de Docência Universitária estão a identidade do professor universitário, o por quê da escolha da profissão e quais são os saberes importantes para a prática. Estão programadas exposições dialogadas, debates, dinâmicas de grupo, entre outras atividades. De acordo com a supervisora da DIFDO, professora Diva Silva, o curso foi planejado para conciliar os saberes de profissionais de diferentes áreas: “esperamos que, quando cada um começar a relatar o que faz e como faz, consigamos ter trocas ricas sobre essas experiências e até mesmo a análise do que não está muito coerente. A metodologia é partir da prática de cada um e trazer essa prática para dialogar com as teorias do processo de aprendizagem”. A professora Patrícia de Souza Costa, da Faculdade de Ciências Contábeis (FACIC), conta que se inscreveu no curso com a expectativa de melhorar a interação com os alunos e a forma de transmitir o conteúdo, de uma maneira que os alunos compreendam mais facilmente. As 60 vagas abertas foram preenchidas e ainda há uma lista de espera de aproximadamente 20 professores. Esses e outros interessados poderão participar do segundo curso, planejado para o início de 2014. Para os campi de Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas, a ideia é promover cursos semipresenciais, aproveitando a plataforma Moodle. Para saber mais sobre formação docente, acesse a página da DIFDO:
www.difdo.diren.prograd.ufu.br
.
A11y
Contrast
Text decrease
Text reset
Text increase
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS