Consun aprova nova audiência pública para debater adesão à Ebserh

Data de Publicação: 04/11/2013 - 14:05

Por Marco Cavalcanti

Reunião será realizada na Câmara de Vereadores
Marco Cavalcanti O Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia (Consun/UFU) realizou, na última sexta-feira, 1º/11, no anfiteatro do bloco 1A, no Campus Umuarama, uma reunião não deliberativa e em formato de audiência pública, para discutir se a instituição vai aderir à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), criada pelo Governo Federal para administrar os hospitais universitários. Ao final, o Consun decidiu promover uma nova audiência pública, na Câmara dos Vereadores de Uberlândia, em data a ser definida, com a participação de representantes de instituições como o Ministério Público Federal, a Secretaria Municipal de Saúde, Ebserh e o Conselho Federal de Medicina. A reunião, com cerca de cem participantes, foi aberta pelo reitor e presidente do Consun, Elmiro Resende, professor da Faculdade de Medicina. Ele destacou o papel da comissão criada especialmente para realizar um levantamento de informações que ajudarão no processo de decisão do Consun. O reitor citou a diversidade e o tamanho da rede de hospitais universitários – 46 unidades - que, conforme informou, realiza entre 30 e 33% dos procedimentos de alta complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS), além de servir de “cenário” não só na formação de profissionais da saúde, mas também de outras áreas do conhecimento. Resende mencionou a história do Hospital de Clínicas da UFU (HCU), citando a importância da Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (Faepu) ao longo dos 43 anos de existência do hospital e o endividamento desta fundação causado, principalmente, pela ausência de recursos. Conforme o reitor, uma das preocupações presentes no processo de discussão sobre a adesão é a questão social e econômica que envolve uma eventual demissão dos funcionários contratados pelas fundações de apoio em todo o país – a Faepu possui cerca de 1.400 -, já que a admissão de pessoal da Ebserh se dá via processo seletivo público. Na sequência, o coordenador da comissão de consulta sobre a adesão à Ebserh, professor Fernando Antonio Ferreira, da Faculdade de Medicina Veterinária, expôs um resumo do relatório realizado a partir de informações recolhidas e de reuniões com sindicatos, servidores, diretoria da Ebserh e com representantes de outras universidades que aderiram a essa empresa. “A comissão procurou não fazer juízo de valor”, afirmou. Em seguida, diretores do Hospital de Clínicas da UFU e da Faepu apresentaram dados sobre o trabalho realizado e serviços prestados pelas instituições e seus respectivos orçamentos.  Veja o material apresentado: FAEPU; HCU; EBSERH  Após as apresentações, a reunião seguiu aberta a questionamentos e manifestações do público, que participou com cerca de 30 intervenções. Quase todas as opiniões foram pela não adesão à Ebserh. Não houve manifestações a favor da adesão. Neste site serão publicadas, em breve, as opiniões de representação dos docentes, discentes e técnicos-administrativos.