Aluno da UFU é premiado nos Estados Unidos

Data de Publicação: 08/11/2013 - 14:59

Por Dielen Borges

Pablo Silva desenvolveu aplicativo em 24 horas
Diélen Borges A criação de um aplicativo para Android em menos de 24 horas rendeu a Pablo Silva, aluno do curso de Sistemas de Informação da UFU, e a outros dois estudantes brasileiros o primeiro lugar na “Morgan State 24-hour-long hackathon”, competição realizada nos dias 1º e 2 de novembro, na cidade de Baltimore, nos Estados Unidos. O evento teve mais de 20 competidores inscritos. O desafio proposto foi pensar em algum aplicativo móbile e desenvolver uma versão funcional em no máximo 24 horas. “Nós criamos um aplicativo para Android que, usando o NFC [tecnologia que permite a troca de informações sem fio entre dispositivos compatíveis] nativo do smartphone, consegue ler etiquetas RFID [identificação por radiofrequência] e mudar automaticamente as configurações do aparelho”, explica Pablo. A equipe, que além do estudante da UFU tinha dois alunos de São Paulo, John Rinehart e Danilo Rosa, recebeu 500 dólares e outros prêmios. O mais importante, para Pablo, foi a experiência: “ter a oportunidade de trabalhar com caras legais, conhecer desenvolvedores americanos e latinos, conhecer o vice-presidente de uma empresa grande aqui dos Estados Unidos, um desenvolvedor profissional no ramo e perceber quão grande é o potencial das pessoas quando elas se juntam para fazer algo de que gostam”. O estudante tem reuniões marcadas com esses profissionais nos próximos dias. Pablo tem 22 anos e foi para os Estados Unidos em agosto, por meio do programa “Ciência sem Fronteiras”. Ele estava no sexto período de Sistemas de Informação e atualmente faz intercâmbio na Morgan State University, em Baltimore. A data prevista para seu retorno ao Brasil é 22 de agosto de 2014, mas ele pretende estender esse prazo. O professor Mauricio Cunha Escarpinati, da Faculdade de Computação da UFU, destaca que a premiação de Pablo mostra a qualidade dos estudantes daqui. “É um aluno que sai para fazer intercâmbio em uma instituição de nível superior ao nosso, chega lá e consegue uma posição de destaque em uma competição entre eles. Isso é muito orgulho para nós!”, afirma. A premiação foi destaque no site Technical.ly Baltimore. Para ler a notícia, clique aqui.