Pesquisa revela perfil do usuário da Biblioteca Santa Mônica

Data de Publicação: 12/11/2013 - 12:09

Por Dielen Borges

Maioria é estudante de graduação e cursa Engenharia
Diélen Borges Foi divulgada, nesta segunda-feira (11), a pesquisa sobre as características dos usuários da Biblioteca Santa Mônica da UFU. A consulta foi feita entre os dias 23 e 26 de setembro de 2013, por meio de formulário eletrônico disponível em netbooks na entrada da biblioteca, e respondida por 1.943 pessoas. A diretora do Sistema de Bibliotecas da UFU, Kelma Patrícia de Souza, explica que o perfil dos usuários não era conhecido porque eles não precisam se identificar para entrar na biblioteca. “Essa pesquisa dá parâmetros para nós fazermos análises em relação ao futuro. Estamos pleiteando uma possível ampliação da Biblioteca Santa Mônica, porque ela está saturada, então, conhecer os usuários e os serviços que eles mais demandam vai nos mostrar o que a gente precisa ampliar com mais urgência”, analisa. A pesquisa constatou que a maioria dos usuários são alunos de graduação (79%). Em segundo lugar está a comunidade externa (11%), seguida pelos alunos de pós-graduação (6%), técnicos administrativos (3%) e docentes (1%). Na classificação por área do conhecimento, observou-se que 40% dos usuários estão relacionados às Engenharias, 26% são das Ciências Sociais Aplicadas, 15% das Ciências Exatas e da Terra, 8% das Ciências Humanas, 5% de Linguística, Letras e Artes, 2% das Ciências Agrárias, outros 2% das Ciências da Saúde, 1% das Ciências Biológicas e mais 1% realiza estudos multidisciplinares. Na distribuição por cursos, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia Química são os mais frequentes. O principal uso do espaço físico é para estudar. Outras atividades indicadas são: realizar consulta ao acervo, realizar empréstimo, fazer devolução, pagar multa, usar a internet, receber orientações para efetuar pesquisas e para normalização de trabalhos. A pesquisa foi acompanhada pelo professor Marcelo Tavares, do curso de Estatística da UFU. No próximo ano, o estudo deve ser aperfeiçoado e aplicado nas bibliotecas dos outros campi da UFU. Para ver os gráficos com mais informações, clique aqui.